O SC Braga carimbou hoje o primeiro triunfo da temporada 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Desportivo de Chaves por 4-2, na segunda jornada, decidido em vantagem numérica.
Depois da derrota frente ao Famalicão (1-2) no arranque da nova época, o SC Braga encontrou o caminho das vitórias em Trás-os-Montes. Bruma (16 minutos), Ricardo Horta (58), Banza (81) e Pizzi (90+6) selaram o triunfo minhoto frente a um Desportivo de Chaves em inferioridade numérica a partir dos 80, após expulsão de Ygor Nogueira e que marcou duas vezes por Héctor (43 e 53).
Num jogo que começou cauteloso, a meio-gás, com ambas as equipas à procura de espaço na defensiva contrária, o SC Braga soube esperar pelos erros do Desportivo de Chaves para conseguir adiantar-se no marcador.
Aos 13 minutos, Abel Ruiz deu o primeiro aviso ao guardião dos transmontanos. Logo depois, Ricardo Horta voltou a tentar a sorte à entrada da área dos visitados, mas a bola passou por cima das redes de Hugo Souza.
O avançado viria a estar em destaque dois minutos depois ao assistir Bruma para o golo (16), que desfez o nulo no marcador. Já o internacional português esteve perto de bisar pouco depois, aos 20, mas a forma como acertou no esférico traiu-lhe a sorte.
Do lado dos visitados, Paulo Victor (22) rematou à malha lateral das redes minhotas e Héctor Hernández (29) falhou o objetivo por duas vezes, em poucos segundos, ao cabecear a sair por cima da baliza guardada por Matheus, que ainda defendeu um remate esquerdino de Pedro Pinho (37).
A insistência dos transmontanos acabou por dar frutos a tempo do intervalo, com Héctor a empatar a partida aos 43 minutos, após pontapé de canto batido por Kelechi.
O golo despertou a ‘turma’ flaviense que, logo depois, procurou a vantagem no marcador, por intermédio de Pedro Pinho (45), Abass (45+1) e Héctor Hernández (45+4), embora sem sucesso.
A etapa complementar arrancou com a mesma ‘toada’ do lado dos transmontanos, com Benny a avançar velozmente pela ala esquerda e a cruzar para Paulo Victor já na área adversária, que falhou o objetivo por centímetros.
Logo depois, Abass acertou em cheio no poste, pouco antes de assistir o espanhol Héctor, que, de cabeça, bisou na partida e colocou o Desportivo de Chaves na frente do marcador, aos 53 minutos.
A vantagem durou escassos minutos: o capitão dos minhotos Ricardo Horta respondeu à letra e voltou a empatar a partida com um forte remate rasteiro após assistência de Abel Ruiz (58).
Reposta a igualdade, ambas as equipas procuraram a diferença no marcador, com contra-ataques e construções rápidas de jogo de olhos postos no avançar do relógio.
Contudo, a reta final da partida acabou por se revelar mais dura para os visitados: aos 80, após análise das imagens do vídeo-árbitro (VAR), João Gonçalves expulsou Ygor Nogueira por entrada dura sobre Álvaro Djaló na área minhota.
Logo depois, aos 81, o avançado espanhol cobrou o livre assinalado para os visitantes e acabou por assistir Simon Banza, que, de cabeça, colocou o SC Braga na frente do marcador.
Já em tempo de compensação, o ponta de lança francês voltou a estar em destaque após aproveitar uma bola perdida por Sandro Cruz já na área transmontana, mas falhou o objetivo.
Pouco depois, Pizzi colocou um ponto final nas contas da partida: o médio brigantino tirou partido de uma confusão entre Bruno Rodrigues e João Pedro e carimbou o quarto golo dos minhotos (90+6).
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Desportivo de Chaves – SC Braga, 2-4.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores
0-1, Bruma, 16 minutos.
1-1, Héctor Hernández, 43 minutos.
2-1, Héctor Hernández, 53 minutos.
2-2, Ricardo Horta, 58 minutos.
2-3, Banza, 81 minutos.
2-4, Pizzi, 90+6 minutos.
Equipas
– Desportivo de Chaves: Hugo Souza, João Correia (Habib Sylla, 61), Bruno Rodrigues, Ygor Nogueira, Sandro Cruz, Benny, Pedro Pinho (Guima, 57), Kelechi (João Pedro, 68), Abass (Sanca, 61), Héctor Hernández, Paulo Victor.
(Suplentes: Rodrigo Moura, Habib Sylla, João Pedro, Sanca, Steven Vitória, Guima, Queirós, Guilherme, Melro).
Treinador: José Gomes.
– SC Braga: Matheus, Victor Gomez, Fonte, Niakaté, Adrián Marín, Al Musrati, Vítor Carvalho (André Horta, 66), Ricardo Horta, Zalazar (Álvaro Djaló, 45), Bruma (Pizzi, 87), Abel Ruiz (Banza, 76).
(Suplentes: Lukas Hornicek, Serdar, André Horta, Álvaro Djaló, Mendes, Rony Lopes, Pizzi, Banza, Castro).
Treinador: Artur Jorge.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Niakaté (02), Pedro Pinho (03), Sanca (67) e Fonte (90+11). Cartão vermelho direto para Ygor Nogueira (80).
Assistência: 5.443 espetadores.