SC Braga vence em Barcelos e isola-se no segundo lugar da Liga

I Liga

O SC Braga venceu hoje o Gil Vicente, por 1-0, em partida da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com um golo de Iuri Medeiros, que permite aos bracarenses ascenderem ao segundo lugar da classificação.

O médio natural dos Açores quebrou a resistência gilista apenas aos 67 minutos, numa partida em que equipa bracarense até criou mais chances, apesar da boa réplica dos locais, mas teve pela frente o inspirado guarda-redes contrário Kritciuk.

Com este triunfo, o SCBraga ultrapassa o FC Porto na tabela classificativa e ascende ao segundo lugar do campeonato, agora com 25 pontos, com mais dois do que os ‘dragões’, e menos seis que o líder Benfica.

Já o Gil Vicente, que não consegue soltar-se da segunda metade da tabela, somou a quarta derrota consecutiva, e já leva cinco jogo sem vencer, seguindo no 15.º lugar, com apenas nove pontos.

Apesar dessa necessidade de pontuar, os galos permitiram que os vizinhos minhotos, com o central Niakité como grande novidade no ‘onze’, rendendo Paulo Oliveira, entrassem a ‘todo o gás’ no desafio, assumindo o controlo das operações e remetendo o adversário à sua área.

Nesta toada, não surpreendeu que logo aos 10 minutos, os forasteiros criassem a sua primeira evidente oportunidade de golo, com Vitinha a surgir em boa posição frente ao guardião gilista Kritciuk, que conseguiu afastar o lance, mas ainda permitiu que Abel Ruiz, na recarga, atirasse por cima.

O lance serviu de alerta para o Gil Vicente, que tentou, então, sacudir a pressão e aventurar-se em terrenos mais adiantados, deixando, ainda antes do quarto de hora, um aviso, num cabeceamento de Henrique Gomes, após livre lateral, que saiu um pouco por cima.

Essa iniciativa do defesa canhoto dos ‘galos’, que rendeu no ‘onze’ o castigado Adrían Marín, deu mais alguma confiança os locais para se retirarem do sufoco inicial, passando a pisar terrenos mais adiantados, mas também concedendo mais espaço para o Braga explorar.

Ainda assim, o conjunto orientado por Artur Jorge sentia algumas dificuldades em encontrar brechas no último terço gilista, e até ao intervalo a melhor chance que teve foi num livre de Iuri Medeiros, a que Kritciuk respondeu com boa defesa, mantendo o nulo até ao intervalo.

No regresso do descanso, e com o defesa esquerdo do Braga Sequeira a ser rendido por Paulo Oliveira, devido a problemas físicos, as duas equipas regressaram ‘endiabradas’ e em menos de cinco minutos a criarem soberanas chances de golo.

Primeiro para os locais, com Murilo Souza, na área, a rematar para grande defesa de Matheus, e logo depois, no contra-ataque, com Vitinha a isolar-se, mas, mais uma vez, a permitir a intervenção providencial de Kritciuk.

O guarda-redes russo do Gil Vicente frisou o estatuto de uma das figuras da noite, já depois da hora de jogo, com mais uma defesa de grande nível a remate de Ricardo Horta.

No entanto, a resistência dos barcelenses sucumbiu aos 67 minutos, na sequência de uma falta marcada rapidamente pelos forasteiros, com Vitinha a trabalhar jogada e a deixar para Iuri Medeiros, que depois de tirar um adversário do caminho, atirou para o golo inaugural.

Os gilistas, que protestaram muito com o lance, alegando que a falta que deu origem ao golo não devia ter sido assinalada, quebraram, então, animicamente, tentando responder à contrariedade de forma atabalhoada, perante um Braga que foi controlando a vantagem.

Ainda assim, os bracarenses ainda sofreram um susto, quando já nos descontos Carraça protagonizou um forte remate cruzado, que Matheus afastou com grande defesa, mantendo o 1-0 até ao final.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Iuri Medeiros, 67 minutos.

Equipas:

– Gil Vicente: Kritciuk, Danilo Veiga (Carraça, 82), Lucas Cunha, Rúben Fernandes, Henrique Gomes, Vítor Carvalho, Matheus Buenno (Pedro Tiba, 82), Fujimoto (Mizuki Arai, 78), Bilel (Aburjania, 88), Fran Navarro e Murilo Souza (Ali Alipour, 78).

(Suplentes: Brian Araújo, Né Lopes, Hackman, Aburjania, Carraça, André Simões, Mizuki Arai, Pedro Tiba e Ali Alipour).

Treinador: Ivo Vieira.

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Tormena, Niakité, Sequeira (Paulo Oliveira, 46), Al Musrati, André Horta (Rodrigo Gomes, 69), Iuri Medeiros (Castro, 83), Ricardo Horta, Abel Ruiz (Simon Banza, 57) e Vitinha (Racic, 69).

(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gomez, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló, Paulo Oliveira, Diego Lainez, Racic, Simon Banza e Castro).

Treinador: Artur Jorge

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fran Navarro (28), Vítor Carvalho (58), Tormena (61), Henrique Gomes (67), Aburjania (90), Matheus (90+2) e Simon Banza (90+4).

Assistência: 6.581 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x