SC Braga vence e sobe provisoriamente ao pódio

1-0
Foto: SC Braga

Um golo de Gorby ainda na primeira parte deu hoje um ‘suado’, mas justo, triunfo ao SC Braga sobre o Nacional (1-0), na 23.ª jornada da I Liga de futebol, e o terceiro lugar à condição.

Num jogo globalmente de fraca qualidade, o único golo da partida surgiu aos 37 minutos, com Gorby a responder da melhor forma a uma assistência de Roger, permitindo o regresso aos triunfos dos minhotos após o empate em Guimarães na jornada anterior (0-0).

O Braga passa a somar 47 pontos e assume o terceiro lugar à condição, ultrapassando o FC Porto (46) que só joga segunda-feira, recebendo o Vitória de Guimarães.

Carlos Carvalhal fez apenas uma alteração no ‘onze’ bracarense, com Victor Gómez a substituir João Ferreira no lado direito da defesa, enquanto Tiago Margarido mexeu em quatro ‘peças’ em relação ao último jogo.

O Braga entrou forte e, logo aos quatro minutos, Roger surgiu isolado, mas Zé Vítor impediu males maiores – na sequência da jogada, Gharbi atirou ao poste.

O Nacional tinha muitas dificuldades em sair do seu meio-campo e só aos 23 minutos Dudu conseguiu algum espaço pela direita e o seu centro obrigou Hornicek a intervenção atenta. No minuto seguinte, um grande corte de Paulo Oliveira tirou o ‘pão da boca’ a Zé Vítor.

A equipa da casa tinha caído de intensidade e só aos 37 minutos voltou a criar perigo com um remate de fora da área de Gharbi para defesa difícil de Lucas França.

Após o canto, Ricardo Horta serviu Roger na direita e o jovem extremo cruzou atrasado para o remate de primeira de Gorby, que inaugurou o marcador.

Aos 43 minutos, Dudu fugiu pela direita e rematou de fora da área para uma excelente defesa de Hornicek, naquela que foi a melhor ocasião dos insulares em todo o jogo.

O ritmo baixou muito na segunda parte e, embora tenha tido mais posse de bola, o Nacional não criou oportunidades claras para marcar.

O SC Braga adotou uma postura mais passiva neste período e raramente chegou com perigo à área adversária, conseguindo o mais importante, os três pontos, que colocam pressão sobre o FC Porto para a receção aos vimaranenses.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Nacional, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador

1-0, Gorby, 37 minutos.

Equipas

– SC Braga: Hornicek, Victor Gómez (João Ferreira, 90+3), Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Chissumba, Gorby, João Moutinho (Diego Rodrigues, 75), Gharbi (Gabri Martínez, 69), Roger, Ricardo Horta (Racic, 75) e El Ouazzani.

(Suplentes: Tiago Sá, Robson Bambu, João Ferreira, Adrián Marín, Diego Rodrigues, Racic, João Vasconcelos, Gabri Martínez e Yan Said).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Nacional: Lucas França, Ulisses Rocha, Matheus Dias, Zé Vítor, Gustavo Garcia, Luís Esteves (Dyego Sousa, 85), Bruno Costa (Paulinho, 46), Appiah, Dudu, Fuki (Isaac, 46) e Daniel Penha (Laabidi , 65).

(Suplentes: Rui Encarnação, João Aurélio, Léo Santos, André Sousa, Laabidi, Isaac, Paulinho, Rúben Macedo e Dyego Sousa).

Treinador: Tiago Margarido.

Árbitro: Cláudio Pereira (Aveiro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Matheus Dias (70), Racic (77) e Laabidi (79).

Assistência: 7.872 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados