O SC Braga, caso ultrapasse o Cluj, pode encontrar alguns jogadores portugueses no play-off da Liga Europa de futebol, se os arménios do FC Noah também seguirem em frente na competição.
Num sorteio ainda repleto de incertezas, ficou definido que, caso se apurem, os minhotos irão defrontar o vencedor do embate da terceira pré-eliminatória entre o FC Noah e o Lincoln Red Imps, de Gibraltar.
Os defesas Savid Suahele, formado no FC Porto e que passou pela equipa B do Sporting, Gonçalo Silva, ex-Belenenses e SC Braga, o médio Hélder Ferreira, ex-Vitória SC e Paços de Ferreira, e o avançado Gonçalo Gregório, ex-Casa Pia, SC Braga ou União de Leiria, compõem a armada lusa do FC Noah.
Os potenciais adversários do SC Braga são equipas relegadas da qualificação da Liga dos Campeões, depois de o Lincoln Reds Imp ter sido afastado na segunda pré-eliminatória pelo Estrela Vermelha e o FC Noah pelo Ferencvaros.
Num cenário de insucesso neste ‘play off’, o SC Braga também já sabe que será despromovido à Liga Conferência e que o seu adversário será o derrotado da eliminatória entre os suecos do Hacken e os noruegueses do Brann.
Também na Liga Europa, e na condição de ‘relegado’ da ‘Champions’, surge o Panathinaikos, do treinador português Rui Vitória, que foi afastado pelos escoceses do Rangers, pelo que na Liga Europa terá agora de eliminar o Shakhtar Donetsk para entrar no play-off.
Se os gregos ultrapassarem os ucranianos, o sorteio ditou que a equipa de Rui Vitória defrontará os turcos do Samsunspor na eliminatória final de acesso à fase de grupos, com o play-off a ter jogos inicialmente marcados para 21 e 28 de agosto.
Outro técnico português à procura de sucesso na segunda competição da UEFA é Rui Mota, campeão na Arménia e agora no Ludogorets, com os búlgaros a discutirem a terceira pré-eliminatória com o Ferencvaros e, caso se apurem, a defrontarem o vencedor do embate FK Shkëndija/Qarabag.
O sorteio da eliminatória decisiva para acesso à fase de liga da Liga Conferência ditou que, caso os ‘arsenalistas’ não superem o Cluj, serão relegados para o play-off da terceira competição da UEFA, no qual defrontarão o derrotado do embate entre os suecos do Hacken e os noruegueses do Brann, que se defrontam igualmente na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.
Programa do play-off:
Hamruns Spartans, Mlt/Maccabi Telavive, Isr – Dínamo Kiev, Ucr/Pafos, Chp
Shkendija, Mac/Qarabag, Aze – Ludogorets, Bul/Ferencvaros, Hun
Kairat Almaty, Caz/Slovan Bratislava, Svq – Young Boys, Sui
Malmo, Sue/Copenhaga, Din – Sigma Olomouc, Che
Panathinaikos, Gre/Shakhtar Donetsk, Ucr – Samsunspor, Tur
Aberdeen, Esc – Steaua Bucareste, Rom/Drita, Kos
Lech Poznan, Pol/Estrela Vermelha, Ser – Genk, Bel
Fredrikstad, Nor/Midtjylland, Din – RFS, Let/KuPs, Fin
Lincoln Reds Imps, Gib/Noah, Arm – Cluj, Rom/SC Braga, Por
Zrinsjki, Bos/Breidablik, Isl – Servette, Sui/Utrecht, Hol
Hacken, Sue/Brann, Nor – AEK Larnaca, Chp/Légia Varsóvia, Pol
Rijeka, Cro/Shelbourne, Irl – PAOK, Gre/Wolfsberger, Aut