O SC Braga conseguiu o muito ambicionado terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, batendo o Sporting, e está, assim, na corrida aos milhões da ‘Champions’, ainda longe, porém, de estarem garantidos.
Para chegarem à fase de grupos da Liga dos Campeões, repetindo os feitos únicos de 2010/11 e 2012/13, os bracarenses precisam de ultrapassar a terceira pré-eliminatória, na qual serão cabeças de série, e ainda o play-off.
Se ultrapassarem os dois adversários ditados pelos sorteios do ‘caminho das ligas’, o SC Braga juntar-se-á ao campeão Benfica e ao ‘vice’ FC Porto na fase de grupos, garantindo, desde logo, uma verba a rondar os 25 milhões de euros.
O primeiro adversário dos ‘arsenalistas’ poderá ser o segundo classificado dos campeonatos de Áustria (Sturm Graz) ou Sérvia (TSC), também com entrada direta na terceira pré-eliminatória, ou um dos dois conjuntos provenientes da segunda, um ‘vice’ de Ucrânia, Bélgica, Suíça ou Grécia (Panathinaikos).
O PSV Eindhoven, segundo dos Países Baixos, o Rangers, segundo da Escócia, e o Marselha, terceiro colocado de França, também deverão ser cabeças de série.
O sorteio da terceira pré-eliminatória, cujos jogos estão agendados para 08 e 09 e 15 de agosto, realiza-se em 24 de julho, ainda antes da realização da segunda pré-eliminatória, que tem jogos em 25 e 26 de julho e 01 e 02 de agosto.
Caso siga para o play-off, que terá sorteio em 07 de agosto e jogos em 22 e 23 e 29 e 30, o conjunto ‘arsenalista’ ainda poderá manter o estatuto de cabeça de série.
O SC Braga chegou à fase de grupos pela primeira vez em 2010/11, depois de eliminar os credenciados Celtic (3-0 em casa e 1-2 fora) e Sevilha (1-0 em casa e 4-3 fora), para, depois, cair perante Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan.
Os ‘arsenalistas’ ficaram no terceiro lugar do Grupo H, atrás dos ucranianos e dos ingleses, e ‘desceram’ à Liga Europa, prova em que, depois de bater Liverpool ou Benfica, chegaram à final, perdida em Dublin para o FC Porto (0-1).
Em 2012/13, os ‘arsenalistas’ entraram diretamente no play-off e afastaram a Udinese, com um triunfo por 5-4 no desempate por penáltis, em Itália, após dois empates a um golo.
Na fase de grupos, o SC Braga ficou-se pelo quarto e último lugar do Grupo H, com Manchester United e Galatatasay a seguirem para os ‘oitavos’ e o Cluj para a Liga Europa.
Depois destas duas presenças, o SC Braga nunca mais conseguiu sequer o acesso às pré-eliminatórias, pois em 2019/20, quando regressou ao pódio da I Liga, o terceiro posto só valia o acesso para a fase de grupos da Liga Europa de 2020/21.
Portugal caiu na presente temporada para o sétimo lugar do ranking da UEFA, mas a perda de um lugar na ‘Champions’ só terá consequências em 2004/25, pelo que, em 2023/24, os minhotos, terceiros da I Liga 2022/23, voltam a jogar o acesso à prova.