SC Braga louvado pela Assembleia Municipal

Foto: SC Braga

A Assembleia Municipal de Braga aprovou, sexta-feira à noite, um Voto de Congratulação e Louvor ao SC Braga – designadamente, aos seus dirigentes, colaboradores, treinadores, atletas, sócios e adeptos – pela celebração do seu 103.º Aniversário, ficando expressos os votos de um futuro pleno de ouro e de vitórias.

A proposta, subscrita pela social-democrata Joaquim Barbosa e aprovada por todos os partidos, – com exceção do PAN que se absteve -, louva, também, a equipa feminina de Atletismo do Clube, e as atletas Mariana Machado, Ester Navarrete, Solange Jesus, Sara Duarte, Vanessa Carvalho e Sara Araújo.

Enaltece, ainda, a equipa principal de futebol, pelas suas mais recentes conquistas, manifestando os votos dos maiores sucessos desportivos.

No documento lembra-se que, “no passado dia 19 de janeiro de 2024, o SC Braga celebrou o seu 103.º aniversário. Nascido oficialmente no ano de 1921, a história da sua criação remonta a finais de 1919, circunstância em que um grupo de jovens bracarenses, do qual faziam parte nomes como João Gomes, Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha e Joaquim de Oliveira Costa, se organizou em torno do propósito de fundar um clube de futebol que representasse a cidade de Braga”.

E sublinha: “E, na verdade, volvidos 103 anos, o SC Braga é, atualmente, uma das maiores instituições desportivas de Portugal, com a marca do ecletismo no código genético, com um palmarés notável, que tem atravessado fronteiras e que se tem assumido como um dos mais distintos embaixadores de Braga”.

Incontáveis feitos e glórias

E, prosseguindo, diz o Voto de Louvor: “Efetivamente, incontáveis têm sido os seus feitos, as conquistas e as glórias Aliás, a este respeito, é de assinalar que, no passado dia 14 de janeiro, nos Campeonatos Nacionais de Estrada disputados na cidade de Tomar, a equipa feminina fez história. A equipa, constituída pelas atletas Mariana Machado, Ester Navarrete, Solange Jesus, Sara Duarte e Vanessa Carvalho, sagrou-se Campeã Nacional de Estrada, alcançando uma proeza que não acontecia há 22 anos. Além disso, também nos Campeonatos Nacionais realizados em Tomar, Mariana Machado revalidou o seu título de Campeã Nacional conquistado na época anterior, e somando já três vitórias na competição. Ademais, no passado 17 de fevereiro, na 38.ª Edição dos Campeonatos de Portugal decorridos em Pombal, Sara Araújo sagrou-se Campeã Nacional na prova de 60 Metros T12 em Pista Coberta. E, em 18 de fevereiro, nos mesmos campeonatos, Mariana Machado conquistou o título de Campeã Nacional nos 3000 Metros em Pista Coberta, alcançando pela segunda vez na sua carreira esta façanha”.

Páginas de vitória no futebol

O documento diz, também, que, “no futebol, a coletividade tem escrito páginas de vitórias, sucessos e triunfos. No passado dia 27 de janeiro, na cidade de Leiria, o SC Braga conquistou a Taça da Liga 2023/2024, ganhando na Final ao Estoril Praia (1 – 1 no tempo regulamentar, 5 – 4 após grandes penalidades). Este é o terceiro troféu conquistado nesta competição, juntando-se às vitórias nos anos de 2013 e 2020, bem como, de forma especial, às três Taças de Portugal (1966, 2016 e 2021), à Taça Intertoto de 2008 e à Taça da Federação Portuguesa de Futebol de 1976/1977.

A concluir, a Assembleia anota que, “realmente, estes 103 Anos do SC Braga têm sido mesmo assim. Feitos de esforço, luta, inconformismo, ambição e superação. E um orgulho para a cidade de Braga”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Disparam de carro em andamento na rua do Caires em Braga e acabam detidos

Próximo Artigo

Pedro Nuno Santos acusa Montenegro de ser impreparado e diz que a direita é como a lotaria

Artigos Relacionados
x