Neste Artigo
O SC Braga venceu hoje de forma clara o AVS por 4-1, na 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com Racic a ‘bisar’, num jogo em que mostrou superioridade quase total sobre o débil adversário.
Ricardo Horta (05 minutos), Racic (26 e 37) e El Ouazzani (90+3) fizeram os golos da equipa da casa, dando três pontos que seguram a terceira posição, com Rafa Rodrigues a reduzir para AVS em cima do intervalo (45+1).
Foi a 91.ª vitória de Carlos Carvalhal ao serviço do SC Braga, tornando-o o técnico com mais triunfos do clube ‘arsenalista’.
Patrão, autor do golo do empate em Alvalade, diante do Sporting (1-1), na jornada anterior, foi a grande surpresa do ‘onze’ escalado por Carlos Carvalhal, merecendo nota de destaque também o regresso de Gorby e Gharbi à titularidade.
No AVS, que somou a quinta derrota seguida, Rui Ferreira operou uma revolução com sete alterações em relação à equipa que começou o jogo com o Estoril Praia (derrota caseira por 3-0).
O jogo começou com um golo madrugador do SC Braga, com Ricardo Horta a finalizar uma assistência do jovem Patrão, que roubou a bola a um complicativo Aderllan Santos, aos cinco minutos.
Na resposta imediata, Zé Luís podia ter feito bem melhor diante de Hornicek, após grande passe de Rafa Fernandes, oásis ofensivo quase total da equipa visitante na primeira parte.
Aos 26 minutos, após livre cobrado por Gharbi, nasceu o segundo golo dos minhotos, com Racic a cabecear sem apelo.
O médio sérvio ‘bisaria’ 11 minutos depois, concluindo com um remate de pé esquerdo uma boa jogada coletiva do ataque bracarense, com nova assistência de Gharbi.
Apesar das muitas dificuldades em chegar ao último reduto contrário, o AVS aproveitou um livre a meio do meio-campo defensivo bracarense para adiantar os seus centrais e um deles, Devenish, fez um cabeceamento que Rafa Rodrigues transformou em assistência, já nos descontos (45+1 minutos).
No início da segunda parte, aos 48 minutos, Chissumba, isolado por Patrão, desperdiçou clara ocasião para o quarto golo do SC Braga.
Carlos Carvalhal refrescou a equipa à passagem da hora de jogo e, cinco depois de ter entrado, Gabri Martínez foi perdulário diante de Ochoa.
O AVS teve algumas incursões ofensivas, mas nunca chegou a criar nenhum lance de perigo para a baliza bracarense e seria mesmo o SC Braga, por El Ouazzani, de cabeça, após centro de Diego, a estabelecer o resultado final, já aos 90+3 minutos.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – AVS, 4-1.
Ao intervalo: 3-1.
Marcadores
1-0, Ricardo Horta, 05 minutos.
2-0, Racic, 26.
3-0, Racic, 37.
3-1, Rafa Rodrigues, 45+1.
4-1, El Ouazzani, 90+3.
Equipas
– SC Braga: Hornicek, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Chissumba, Gorby, Racic (Vítor Carvalho, 76), Zalazar (Diego, 76), Gharbi (Gabri Martínez, 62), Ricardo Horta (Rúben Furtado, 82) e Patrão (El Ouazzani, 62).
(Suplentes: Tiago Sá, João Ferreira, Adrián Marín, Arrey-Mbi, Vítor Carvalho, Diego, Rúben Furtado, Gabri Martínez e El Ouazzani).
Treinador: Carlos Carvalhal.
– AVS: Ochoa, Devenish, Aderllan Santos (Lucas Fernandes, 46), Roux, Tomás Tavares (Kiki Afonso, 82), Jaume, Gustavo Assunção (Yair Mena, 71), Rafa Rodrigues, John Mercado (Fernando Fonseca, 82), Tunde (Rodrigo Ribeiro, 67) e Zé Luís.
(Suplentes: Simão Bertelli, Fernando Fonseca, Jorge Teixeira, Kiki Afonso, Lucas Fernandes, Yair Mena, Gustavo Mendonça, Rodrigo Ribeiro e Nenê).
Treinador: Rui Ferreira.
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ricardo Horta (25), Paulo Oliveira (34), Gustavo Assunção (68) e Jaume (73).
Assistência: 14.529 espetadores.