Um golo de Beatriz Fonseca deu hoje ao SC Braga uma difícil vitória sobre o Racing Power, por 1-0, e o consequente apuramento para a final da Taça de Portugal feminina de futebol.
Depois do empate a zero na primeira mão, o lance decisivo de um jogo em que a equipa do Seixal, que milita na II Liga, deu muita luta, surgiu aos 48 minutos com Beatriz Fonseca, mais conhecida como Bia Meio-Metro, a mostrar frieza e classe perante a guardiã contrária.
É a quarta vez que as minhotas atingem a final da Taça de Portugal, tendo já conquistado um troféu, em 2019/20.
A equipa seixalense, que já garantiu a subida ao primeiro escalão na próxima temporada, deixou uma boa imagem, mas pagou caro a quebra física na segunda parte e as muito tardias substituições – só entraram três jogadoras e já nos descontos.
A melhor ocasião da primeira parte pertenceu mesmo às visitantes: Annie Burke, após uma jogada de insistência, atirou para fora já bem dentro da área (29).
O SC Braga marcou muito cedo na segunda parte, com Bia Meio-Metro a responder da melhor forma a um belo passe de Nicole Nunes e a picar subtilmente sobre a guardiã contrária (48).
Com o Racing Power a cair fisicamente, o SC Braga tomou conta do jogo e podia ter ‘matado’ a partida por várias vezes, com destaque para a perdulária Caroline Kehrer, que desperdiçou três ocasiões claras, com destaque para um remate à figura de Mika Bihina completamente isolada (66) e um remate à barra (90).
Peace Efih teve ainda uma soberana oportunidade, aos 90+6, mas depois de ladear a guarda-redes, atirou para fora com a baliza deserta.
As ‘arsenalistas’ esperam agora o adversário da final de 27 de maio, no Estádio do Jamor, que sairá do confronto entre Benfica e Famalicão, que terá lugar no domingo (3-3 na primeira mão, em casa das ‘encarnadas’).
Ficha de Jogo
Estádio 1.º de Maio, em Braga.
SC Braga – Racing Power, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Beatriz Fonseca, 48 minutos.
Equipas:
– SC Braga: Patrícia Morais, Beatriz Rodrigues (Tânia Rodrigues, 71), Leah Lewis, Marie Awona, Paige, Dolores Silva (Carolina Mendes, 86), Nicole Nunes (Vanessa Marques, 60), Joline (Peace Efih, 71), Ana Rute (Laura Casanovas, 60), Beatriz Fonseca e Caroline Kehrer.
(Suplentes: Isabel Peixeiro, Tânia Rodrigues, Anouk Dekker, Laura Luís, Catarina Pereira, Vanessa Marques, Carolina Mendes, Laura Casanova e Peace Efih).
Treinador: Gonçalo Nunes.
– Racing Power FC: Mika Bihina, Annie Burke (Lara Perruca, 90+1), Juliana Santos, Mayara Santos, Dulce Quintana (Madalina Tatar, 90+1), Gabriela Tavares, Rafael Rufino, Rita Barreto (Amanda Neves, 90+1), Solange Carvalhas, Evy Pereira e Doly Wabeua.
(Suplentes: Nair Pina, Maria João, Lara Perruca, Keisy DAvitte, Matilde Fortes, Madalina Tatar e Amanda Neves).
Treinador: João Marques.
Árbitra: Catarina Campos (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gabriela Tavares (42), Nicole Nunes (46), Mayara Santos (81).
Assistência: cerca de 200 espetadores.