O SC Braga venceu hoje o Tondela, 3-0, na primeira jornada da I Liga de futebol, resultado que reflete a superioridade dos minhotos e penaliza a ineficácia dos beirões na primeira parte.
Com golos de Vítor Carvalho (24 minutos), Pau Victor (37) e Ricardo Horta (83, de penálti), o SC Braga entra a ganhar no campeonato, o que só tinha acontecido uma vez nas cinco temporadas anteriores.
A meio de uma importante pré-eliminatória europeia, que pode dar acesso ao play-off da Liga Europa, Carlos Vicens operou uma revolução no ‘onze’, com oito alterações, mantendo apenas o guarda-redes Hornicek, o defesa central Paulo Oliveira e o médio Gorby.
O Tondela, campeão da II Liga da época passada, entrou pressionante e personalizado e, logo aos seis minutos, após um erro Vítor Carvalho, que ofereceu a bola a Miro, este tirou Paulo Oliveira do caminho e rematou de zona central para boa defesa de Hornicek.
Roger tentou de fora da área um remate potente, mas Bernardo Fontes mostrou atenção (08) e foi mesmo o Tondela a estar muito perto de marcar: Miro isolou Yarlen que, na cara de Hornicek, atirou ligeiramente ao lado (14).
Aos 23 minutos, os papéis inverteram-se com Yarlen (19 anos) a servir Miro e este a falhar de forma flagrante o desvio.
Já perante alguns assobios de descontentamento das bancadas, o SC Braga inaugurou o marcador logo a seguir, após um canto cobrado por Lelo, o brasileiro Vítor Carvalho, de cabeça, aproveitou bem a falha de marcação da defesa contrária (24).
O futebol dos minhotos não melhorou muito, mas a verdade é que o segundo golo chegou ainda na primeira parte, com Gorby a descobrir Lelo na ala esquerda e este a assistir para Pau Víctor encostar (37) – primeiro golo do reforço mais caro da história do Sporting de Braga (12 milhões de euros), ex-FC Barcelona, na estreia como titular.
No início da segunda parte, logo após uma decisão disparatada do árbitro Cláudio Pereira a assinalar grande penalidade a favor do Tondela, por suposta mão de Vítor Carvalho, erro prontamente corrigido pelo VAR, o SC Braga trocou Paulo Oliveira e Pau Víctor por Lagerbielke e Ricardo Horta.
Já no Tondela, Ivo Vieira lançou Xabi Huarte e Afonso Rodrigues, mas a sua equipa não conseguiu mais criar perigo como na primeira parte.
Os treinadores fizeram ainda mais substituições e o jogo perdeu ritmo, merecendo nota apenas o terceiro golo da equipa da casa, com Ricardo Horta a converter uma grande penalidade após falta sobre ele cometida por Brayan Medina (83).
Ficha de Jogo
Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Tondela, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores
1-0, Vítor Carvalho, 24 minutos.
2-0, Pau Víctor, 37.
3-0, Ricardo Horta, 83 (grande penalidade).
Equipas
– SC Braga: Hornicek, Vítor Carvalho, Paulo Oliveira (Lagerbielke, 55), Arrey-Mbi, Roger (Dorgeles, 84), Gorby (Victor Gómez, 69), Diego, Lelo, Gharbi (Sandro Vidigal, 69), Pau Víctor (Ricardo Horta, 55) e El Ouazzani.
(Suplentes: Bellaarouch, Victor Gómez, Niakaté, Lagerbielke, Zalazar, Dorgeles, Sandro Vidigal, Ricardo Horta e Fran Navarro).
Treinador: Carlos Vicens.
– Tondela: Bernardo Fontes, Tiago Manso, João Afonso, Brayan Medina, Maviram, Hélder Tavares (Xabi Huarte, 62), Cícero Alves (Yefrei Rodriguez, 72), Joe Hodge, Pedro Maranhão (Ouattara Moudjatovic, 74), Yarlen (Afonso Rodrigues, 62) e Miro (Juanse, 72).
(Suplentes: Gabriel Souza, Bebeto, Christian Marques, Ceitil, Xabi Huarte, Juanse, Afonso Rodrigues, Yefrei Rodriguez e Ouattara Moudjatovic).
Treinador: Ivo Vieira.
Árbitro: Cláudio Pereira (Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Roger (70), Brayan Medina (82) e Yefrei Rodriguez (90+2).
Assistência: 17.174 espetadores.
(em atualização)