O SC Braga perdeu com o Benfica por 1-0, nos quartos de final da Taça de Portugal, num jogo disputado esta noite no Estádio da Luz, em Lisboa.
O avançado grego Pavlidis marcou 39 minutos, com o Benfica a marcar encontro nas meias-finais com o Tirsense, conjunto do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional.
Seguindo a rotação dos últimos jogos, Bruno Lage mexeu novamente na equipa em relação ao jogo de sábado – vitória 3-0 na receção ao Boavista – e fez sair Leandro Santos, Amdouni e Belotti, rendidos por António Araújo, Aktürkoglu e Pavlidis, enquanto, do lado do Braga, que, na sexta-feira, venceu por 1-0 o Nacional, Racic entrou para o lugar de Gharbi.
Boa entrada em jogo do Benfica, que, logo aos seis minutos, podia ter inaugurado o marcador, numa jogada de insistência em que Aktürkoglu surgiu em boa posição e atirou ao poste direito, com Pavlidis a atirar a recarga por cima.
O Braga reequilibrou e conseguiu baixar o ritmo dos ‘encarnados’, aparecendo pela primeira vez com algum perigo aos 14 minutos, num remate de Roger Fernandes por cima, na sequência de um canto, tendo, aos 24, novamente após canto, ficado perto de marcar, quando Racic cabeceou a rasar o poste.
O Benfica respondeu aos 31 minutos, num lance em que Kökçü descobriu Aktürkoglu à entrada da área e endossou-lhe a bola, tendo o compatriota turco atirado à figura de Hornicek, quando tinha tudo para marcar.
O domínio do Benfica deu finalmente os seus frutos aos 39 minutos, num lance dirigido pela esquerda, no qual o sueco Dahl descobriu Pavlidis à entrada da área e o grego, após dominar a bola, desferiu um potente remate, sem hipóteses para Hornicek.
Após sofrer o golo, o SC Braga tentou reagir, mas não conseguiu importunar seriamente Samuel Soares, enquanto o Benfica, já na reta final da etapa inicial, voltou a pressionar o reduto contrário e podia mesmo ter ampliado a vantagem, quando Kökçü e Bruma não conseguiram chegar a uma bola cruzada por Carreras, aos 45+2 minutos.
Na segunda etapa, o Benfica voltou a entrar melhor e, aos 54 minutos, Carreras, pelo meio, isolou Bruma, que acabou por atirar contra Hornicek, para, logo a seguir, aos 56, Aktürkoglu cruzar para a área e Pavlidis falhar incrivelmente o segundo.
À entrada dos 70 minutos, o Braga passou a assumir mais as despesas do jogo e a surgir mais próximo da área contrária, embora ainda sem criar real perigo, tendo, aos 78 minutos, Fran Navarro, em boa posição, falhado por pouco o cabeceamento.
Aos 88 minutos, num rápido lance de contra-ataque, o Benfica podia ter resolvido o jogo, num lance em que o norueguês Schjelderup surgiu isolado e atirou contra Hornicek, quando podia ter endossado para Belotti, completamente solto na área.
Nas meias-finais, o Benfica vai defrontar o Tirsense, do Campeonato de Portugal, estando a primeira mão agendada prevista para 02 de abril, em Santo Tirso, e a segunda para 23 do mesmo mês, em casa do Benfica.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica – SC Braga, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador
1-0, Pavlidis, 39 minutos.
Equipas
– Benfica: Samuel Soares, António Silva, Otamendi, Carreras, Tomás Araújo (Barreiro, 66), Aursnes, Kökçü, Dahl (Schjelderup, 79), Aktürkoglu (João Rego, 90+2), Bruma (Belotti, 66) e Pavlidis (Amdouni, 79).
(Suplentes: Trubin, Leandro Santos, Nuno Félix, Leandro Barreiro, João Rego, Schjelderup, Amdouni, Arthur Cabral e Belotti).
Treinador: Bruno Lage.
– SC Braga: Hornicek, Víctor Gómez, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi (Robson Bambu, 46), Chissumba, Gorby, João Moutinho (Gharbi, 57), Roger, Racic (Diego Rodrigues, 84), Ricardo Horta (Gabri Martínez, 84) e El Ouazzani (Fran Navarro, 46).
(Suplentes: Tiago Sá, João Ferreira, Robson Bambu, Adrián Marín, Diego Rodrigues, Gharbi, João Vasconcelos, Gabri Martínez e Fran Navarro).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carreras (46), Ricardo Horta (68), Fran Navarro (78), Robson Bambu (90+1) e Otamendi (90+4).
Assistência: 56.927 espetadores.