Seguir o O MINHO

Futebol

SC Braga dá cinco jogadoras à Seleção no arranque da qualificação para o Euro2021

Convocatória

em

Selecionador Francisco Neto. Foto: Divulgação / FPF

O selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, convocou hoje 23 jogadoras para a estreia no grupo E de qualificação para o Euro2021, diante da Albânia, e para o jogo de preparação com a Inglaterra.

Das atletas chamadas para o arranque da fase de apuramento, cinco são do SC Braga: Rute Costa (guarda-redes), Diane Gomes (defesa) e Inês Maia, Dolores Silva e Vanessa Marques (médias).

Andreia Faria, média do Benfica que foi chamada pela primeira vez à seleção principal portuguesa, que ocupa presentemente o 30.º lugar no ‘ranking’ mundial.

Portugal inicia a participação na fase de qualificação para o Euro2021 com uma visita à Albânia, em 04 de outubro, e, quatro dias depois, recebe a quinta classificada do ‘ranking’ da FIFA e anfitriã do próximo Europeu, a Inglaterra, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, em jogo de preparação.

A seleção nacional procura a segunda participação num Europeu da categoria, depois de se ter estreado em fases finais no Euro2017, que se realizou na Holanda, e para o qual a equipa das ‘quinas’ se apurou através de um ‘play-off’.

Além da Albânia, 78.ª colocada da hierarquia feminina, Portugal tem ainda pela frente no grupo E a Escócia, a Finlândia e Chipre.

A formação lusa é a única que ainda não realizou qualquer partida no grupo E, sendo que Escócia e Finlândia somam três pontos, após terem vencido Chipre e Albânia, respetivamente, na primeira ronda.

Lista das 23 convocadas:

– Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga), Patrícia Morais (Sporting) e Inês Pereira (Sporting).

– Defesas: Matilde Fidalgo (Manchester City/Ing), Ana Borges (Sporting), Carole Costa (Sporting), Raquel Infante (Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Sílvia Rebelo (Benfica), Mónica Mendes (AC Milan/Ita) e Joana Marchão (Sporting).

– Médias: Tatiana Pinto (Sporting), Inês Maia (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Norton (Inter de Milão/Ita), Fátima Pinto (Sporting), Andreia Faria (Benfica), Cláudia Neto (Wolfsburg/Ale) e Vanessa Marques (SC Braga).

– Avançadas: Carolina Mendes (Sporting), Jéssica Silva (Lyon/Fra), Mélissa Gomes (Reims/Fra) e Diana Silva (Sporting).

Populares