SC Braga cede empate após estar a ganhar por 2-0

2-2
Foto: SC Braga / Arquivo

O SC Braga empatou hoje 2-2 com o Estoril Praia, na 13.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que o desperdício da vantagem de dois golos motivou críticas dos seus adeptos no final.

Bruma ‘bisou’ para os minhotos (16 e 56 minutos, este de grande penalidade), mas Alejandro Marqués (68, de penálti) e Gonçalo Costa (82) empataram para os estorilistas e, no fim, os adeptos bracarenses assobiaram a equipa, vislumbrando-se mesmo alguns – poucos – lenços brancos nas bancadas.

Ainda assim, os bracarenses, agora em quarto lugar, colam-se à condição ao Santa Clara, quinto, sendo que os açorianos recebem, no sábado, o Rio Ave.

Foi uma exibição amorfa do SC Braga, que não conseguiu dar sequência aos três triunfos seguidos, para o campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, mas os minhotos também devem queixar-se de si próprios porque foram muito perdulários.

Após a vitória sobre o Famalicão na ronda anterior (2-1), o Estoril Praia deixou uma boa imagem, recuperando de uma desvantagem de dois golos com personalidade.

Carlos Carvalhal repetiu o ‘onze’ pela quarta vez seguida enquanto Ian Cathro fez duas alterações à equipa que começou com o jogo com os famalicenses, lançando Jandro e Begraoui.

O início do jogo foi equilibrado e o SC Braga chegou ao golo depois de uma ‘maldade’ de Ricardo Horta sobre Bacher: Roger fugiu pela direita e cruzou com conta, peso e medida para Bruma que, de cabeça, quase só teve que encostar (16).

Os ‘canarinhos’ continuaram a ter mais posse de bola e, aos 31 minutos, e aproveitando um mau posicionamento de Roger, Fabrício Garcia isolou-se pela esquerda, ladeou Matheus, mas atirou às malhas laterais, desperdiçando uma grande ocasião para empatar.

Cinco minutos depois, foi o SC Braga a poder voltar a marcar, mas El Ouazzani cabeceou à barra após centro de João Moutinho, na sequência de um canto curto.

O ponta-de-lança marroquino esteve novamente em evidência em cima do intervalo, já depois de um remate rasteiro de Roger que Joel Robles bloqueou com segurança (41), mas desperdiçou um passe ‘açucarado’ de Bruma, permitindo a defesa ao guardião adversário (45+1).

Os minhotos dilataram a vantagem cedo na segunda parte, com Bruma a converter uma grande penalidade, que puniu falta de Bacher sobre El Ouazzani (56), fazendo o seu quinto golo no campeonato e o 10.º em todas as provas.

Carlos Carvalhal mexeu logo a seguir na equipa, retirando El Ouazzani e lançando Zalazar, de regresso após um mês devido a lesão.

Sem ponta-de-lança de raiz, Bruma ficou como homem mais adiantado e assistiu pouco depois Ricardo Horta, mas o capitão bracarense, isolado, pôs mais uma vez à prova Joel Robles, que reforçava o papel de melhor jogador do Estoril Praia (61).

Os visitantes reduziram por Alejandro Marqués (68), também de penálti, cuja falta de Arrey-Mbi o árbitro descortinou após visionar as imagens, alertado pelo VAR – o central alemão perdeu a bola duas vezes na área em poucos segundos.

O SC Braga tinha desaparecido ofensivamente e o Estoril Praia viu premiado o seu esforço na procura do empate, ainda que com alguma felicidade, porque o remate de Gonçalo Costa ainda desviou em João Ferreira e traiu Matheus (82).

Bruma (87) teve na cabeça o ‘hat-trick’, mas atirou à figura do guardião contrário, pouco antes de Carlos Carvalhal fazer uma tripla substituição, aos 89 minutos, lançando Victor Gómez, Gharbi e Roberto Fernández, mas sem qualquer efeito prático.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga, em Braga.

SC Braga – Estoril Praia, 2-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Bruma, 16 minutos.

2-0, Bruma, 56 (grande penalidade).

2-1, Alejandro Marqués, 68 (grande penalidade).

2-2, Gonçalo Costa, 82.

Equipas

– SC Braga: Matheus, João Ferreira, Niakaté, Arrey-Mbi, Roger, Vítor Carvalho (Victor Gómez, 89), João Moutinho (André Horta, 77), Gabri Martínez (Gharbi, 89), Bruma, Ricardo Horta (Roberto Fernández, 89) e El Ouazzani (Zalazar, 58).

(Suplentes: Hornicek, Victor Gómez, Robson Bambu, Yuri Ribeiro, Gorby, André Horta, Zalazar, Gharbi e Roberto Fernández).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Estoril Praia: Joel Robles, Kevin Boma, Pedro Álvaro, Félix Bacher, Wagner Pina (Pedro Carvalho, 90+2), Jandro (Hélder Costa, 61), Jordan Holsgrove, Fabrício Garcia (Israel Salazar, 72), Begraoui (Gonçalo Costa, 72), João Carvalho e Alejandro Marqués (André Lacximicant, 72).

(Suplentes: Kevin Chamorro, Gonçalo Costa, Sierra, Mangala, Pedro Carvalho, Foe Onda, Hélder Costa, Israel Salazar e André Lacximicant).

Treinador: Ian Cathro.

Árbitro: Bruno Vieira (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Gabri Martínez (52), Félix Bacher (54), Arrey-Mbi (68), Gonçalo Costa (73), André Lacximicant (85), Joel Robles (90+3), João Carvalho (90+8) e Roberto Fernández (90+8).

Assistência: 9.071 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados