SC Braga e Benfica disputam na quarta-feira o jogo ‘grande’ dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, numa competição em que as ‘águias’ reinam, mas os minhotos foram mais fortes nos duelos diretos.
- Anúncio -
O Benfica, que é recordista de troféus na Taça, com 26 conquistas, em contraste com duas do Braga, nunca encontrou os minhotos numa final, mas já foi eliminado pelos bracarenses em cinco ocasiões, e em apenas quatro os superou.
A última vez que o SC Braga afastou o Benfica foi precisamente no Estádio da Luz, nos oitavos de final também disputados em dezembro, de 2014, com a equipa a vencer as ‘águias’ por 2-1.
Foi a única vez que o SC Braga afastou o Benfica na casa do rival, tendo conseguido ainda três eliminações no Minho, em 1978/79, 1981/82 e 1997/98, e uma outra numa eliminatória a duas mãos, em 1964/65.
Nessa última vez, na Luz, com Jorge Jesus no banco do Benfica e Sérgio Conceição no Braga, marcou Jonas pelas ‘águias’, e Aderlan Santos e Felipe Pardo os golos que deram o apuramento ao Braga, que viria, mais tarde, a perder a final com o Sporting.
Dessa ficha de jogo, no Benfica mantêm-se André Almeida, Jardel e Pizzi, enquanto no Braga o guarda-redes Matheus é o único ‘sobrevivente’.
O jogo de quarta-feira, com início às 20:45, surge num bom momento do Benfica, líder do campeonato e de volta às boas exibições, enquanto o Braga voltou a perder na I Liga, depois de ter brilhado na Liga Europa, num grupo que venceu.
Os bracarenses (nonos) perderam os dois últimos jogos no campeonato, ambos frente aos últimos classificados, com Desportivo das Aves e Paços de Ferreira, com estes últimos no domingo em casa, num jogo em que se podem queixar de uma grande penalidade por marcar.
Os ‘oitavos’ de Taça colocam ainda frente a frente FC Porto e Santa Clara, em mais um duelo de primodivisionários, naquele que será o terceiro jogo esta época entre as duas equipas, e que está agendado para quinta-feira (19:15).
Os dois anteriores foram igualmente no Dragão e com triunfo da equipa da casa, na I Liga (2-0) e na Taça da Liga (1-0), ambos em setembro.
Outras equipas da I Liga que tentam chegar aos quartos de final são o Rio Ave, que visita o Marinhense, do Campeonato de Portugal, e o Paços de Ferreira, que recebe o Sporting de Espinho, também do Campeonato de Portugal.
O Famalicão ‘fecha’ na quinta-feira a tentativa de apuramento de equipas da I Liga – que são sete, com quatro a defrontarem-se -, quando receber na quinta-feira o Mafra, da II Liga, a partir das 20:30.
Da II Liga são quatro as equipas ainda em prova, Académico Viseu e Chaves, que se defrontam, Varzim, que recebe o Anadia, e o Mafra, enquanto do último escalão em competição, o Campeonato de Portugal, estão cinco em prova.
O último escalão tem assegurada pelo menos uma equipa nos ‘quartos’, pelo facto de Sertanense e Canelas 2010 se defrontarem na quarta-feira, em jogo a disputar na Marinha Grande e com início às 14:15.
Programa
Programa dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, cujos jogos decorrem entre terça e quinta-feira:
– Terça-feira, 17 dezembro:
Académico Viseu (II) – Desportivo de Chaves (II), 14:15.
Varzim (II) – Anadia (CP), 17:45.
AC Marinhense (CP) – Rio Ave (I), 20:30.
– Quarta-feira, 18 dezembro:
Sertanense (CP) – Canelas 2010 (CP), 14:15.
Paços de Ferreira (I) – Sporting de Espinho (CP), 18:45.
Benfica (I) – SC Braga (I), 20:45.
– Quinta-feira, 19 dezembro:
FC Porto (I) – Santa Clara (I), 19:15.
Famalicão (I) – Mafra (II), 20:30.