Um Torreense mais forte fisicamente e mostrando mais motivação bateu hoje um apagado SC Braga, 2-0, e apurou-se pela primeira vez na sua história para a final da Taça de Portugal feminina de futebol.
A equipa de Torres Vedras, que segue atrás das minhotas no campeonato (quinta e terceira classificadas, respetivamente), tinha vencido em casa por 3-0 na primeira mão e hoje, no reduto ‘arsenalista’, na segunda mão das meias-finais, voltou a mostrar uma quase total superioridade diante de uma equipa bracarense apática e sem rasgo.
O primeiro golo surgiu aos 31 minutos, por Rafaela Rufino, e o segundo aos 86, com Raquel Ferreira a rematar também dentro da área, carimbando a primeira final da Taça de Portugal feminina do Torreense.
O Braga sentiu muitas dificuldades em criar ocasiões de perigo.
Um remate de muito longe de Malu para boa defesa de Janny Belém (10) e um cabeceamento de Vânia Duarte na sequência de um canto (89), que obrigou a guardiã adversária a uma boa defesa, foram os únicos lances de registo em todo o jogo, muito pouco para quem teria que anular uma desvantagem trazida da primeira mão.
A equipa visitante colocou-se em vantagem à passagem da meia hora de jogo, com Rafaela Rufino a mostrar frieza e a dar a melhor sequência a um grande passe de Paloma Lemos, ‘rasgando’ a defesa minhota (31).
Na segunda parte, o Torreense controlou o ritmo da partida e, mesmo antes de fazer o segundo golo, já tinha obrigado Patrícia Morais a trabalho com remates de Cataria Pereira (51) e Ava (56).
Aos 86 minutos, Raquel Ferreira surgiu na área sem marcação e, depois de uma assistência de Janaína Weimer, jogadoras lançadas na segunda parte, rematou de pronto, estabelecendo o resultado final.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Amélia Morais.
SC Braga – Torreense, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores
0-1, Rafael Rufino, 31 minutos.
0-2, Raquel Ferreira, 86.
Equipas
– SC Braga: Patrícia Morais, Leah Lewis, Ana Rute, Elle Walker, Sissi (Melany Fortes, 69), Maria Negrão (Rola Badawiya, 84), Dolores Silva (Vânia Duarte, 69), Ágata Filipa, Mylena (Carolina Rocha, 57), Dani Silva (Maria Miller, 84) e Malu Schmidt.
(Suplentes: Aline Lima, Maria Miller, Carolina Rocha, Melany Fortes, Mariana Azevedo, Rola Badawiya, Madalena Marau, Vânia Duarte e Manjou Wilde).
Treinador: Miguel Santos.
– Torreense: Janny Belém, Jenna Tivnan, Carolina Correia, Bárbara Lopes, Bruna Ramos (Jessi Rossman, 84), Rafaela Rufino (Raquel Ferreira, 71), Samara Lino, Catarina Pereira, Paloma Lemos (Margarida Sousa, 84), Maile Hayes (Tessa Salvestrin, 84) e Ava (Janaína Weimer, 63).
(Suplentes: Claire Henninger, Matilde Costa, Jessi Rossman, Janaína Weimer, Tessa Salvestrin, Daniuska, Margarida Sousa, Madalena Costa e Raquel Ferreira).
Treinador: Gonçalo Nunes.
Árbitra: Catarina Campos (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Mylena (55).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.