Seguir o O MINHO

Braga

Sapadores Bombeiros fazem formação no INEM para melhorar socorro

em

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga iniciou um longo período de formação no INEM, desta vez ainda com dois operacionais, mas cuja calendarização contempla já mais 30 efetivos daquele corpo especial, para melhorar o socorro em Braga.

O objetivo geral dos operacionais foi adquirir as competências necessárias no âmbito da avaliação da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e ou trauma, a metodologia utilizada assentou nas vertentes teórica e prática.

O curso foi ministrado com as temáticas de abordagem e reanimação, parto, pediatria e normas, emergências médicas, emergências de trauma e estágio de integração ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

A formação de tripulantes de ambulância de socorro, decorreu nos meses de março, abril e maio, no Centro de Formação do INEM, no Porto, tendo tum total de 210 horas letivas, coordenada pela diretora da ação, Carla Martins, técnica de emergência pré-hospitalar do INEM.

A componente teórica utilizou o método expositivo e conseguiu envolver os formandos em discussão/reflexão acerca de conceitos e práticas, sendo que a parte prática é a coluna vertebral desta ação de formação, englobando momentos de demonstrações por parte dos formadores, seguindo-se a prática por parte dos formandos.

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério da Saúde a Lei Orgânica do INEM, é atribuição daquele mesmo instituto nacional definir, coordenar e certificar a formação em Emergência Médica dos elementos do SIEM, encontrando-se o processo encontra-se certificado, desde 2010, de acordo com a Norma ISO 9001:2008 e faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade do INEM.

EM FOCO

Populares