Seguir o O MINHO

Desporto

“São poucos, mas bons” no campeonato do Mundo de atletismo, diz presidente da FPA

Atletismo

em

Foto: COP

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, afirmou hoje que “são poucos, mas bons”, os 15 atletas de “elite mundial” que vão representar a seleção nacional no campeonato do Mundo do Qatar.

Na apresentação da equipa, feita na tribuna de honra do Estádio Nacional, o dirigente desvalorizou o facto de se tratar de uma das menos numerosas delegações de sempre e de ser também menos de metade das expectativas da FPA no início do ano.

“É um número reduzido também pela forma atual de qualificação, muito mais difícil, e que ainda o será mais para os Jogos Olímpicos”, explicou.

Ainda assim, acalenta a esperança de ver bons resultados de atletas lusos em Doha, a começar pelo triplo, com Nelson Èvora e Pedro Pichardo.

“Seria um sonho concretizado ter os dois no pódio”, disse, acrescentando: “Pode ser agora, mas se não for, que seja nos Jogos Olímpicos [de Tóquio, em 2020]”.

Jorge Vieira reconheceu que há dois caminhos na fixação dos mínimos – ou “facilitar”, repetindo sempre os critérios internacionais, ou “exigir o mais possível na qualificação”.

É esta segunda via que tem sido seguida, porque isso “corresponde a melhores resultados finais”.

A propósito das condicionantes externas, reforçou que “são para todos” e “há que contar com elas”.

“Desde logo, a altura do ano dos campeonatos, que poucas vezes se realizaram nesta altura (setembro/outubro), já com tantos meses de competição e treinos. Serão campeonatos extremamente importantes para antecipar melhor o que se vai passar nos Jogos Olímpicos, também pela qualificação (que será pelo ranking IAAF), que levanta problemas graves para os países periféricos”, disse.

O presidente da FPA elogiou o que considera o “ano bom” do atletismo luso, com a subida à Superliga Europeia, “em condições dificílimas”, partindo daí para a motivação dos 15 para Doha.

“São atletas de verdadeira elite mundial, que acreditam. E é no ‘pequeno estádio’ que está ‘atrás dos olhos e entre as orelhas’ que começam as vitórias”, afirmou.

De acordo com Jorge Vieira, os atletas lusos “têm um corpo em tudo semelhante e prepararam-se tão bem como os outros”, pelo que “vão estar todos em igualdade”.

“Tenham cuidado com os vossos sonhos, podem às vezes realizar-se… Tenham bons sonhos e não olhem para as listas de partida – deixem isso para os vossos treinadores. Estão todos em igualdade de circunstâncias”, disse ainda.

Os campeonatos do Mundo de 2019 realizam-se em Doha, no Qatar, de 27 de setembro a 06 de outubro.

Anúncio

Futebol

Arsenal perde antes da receção ao Vitória SC

Premier League

em

Foto: DR / Arquivo

O Arsenal, adversário do Vitória Sport Clube (SC) na Liga Europa, perdeu (1-0) no terreno do Sheffield United, em jogo a contar para a primeira liga inglesa.

Os arsenalistas sofreram um golo de Lus Moussett aos 30 minutos de jogo, sendo este já o quarto jogo fora em que os jogadores de Londres não conseguem triunfar (dois empates e duas derrotas).

A tabela classificativa vê agora os comandados de Unay Emery na quinta posição, com 15 pontos, menos dez que o líder, Liverpool

O Vitória desloca-se ao estádio Emirates na próxima quinta-feira, com jogo marcado a partir das 20:00 horas.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga sem Fransérgio para Instambul

Convocatória

em

Foto: DR / Arquivo

O médio brasileiro Fransérgio é a grande ausência da lista de convocados de Ricardo Sá Pinto para o jogo da Liga Europa em Instambul, frente ao Besiktas, marcado para esta quinta-feira.

O atleta estará a braços com uma lesão na coxa direita, impossibilitando o contributo para a equipa que busca pela vitória na Turquia.

Também o avançado Hassan é baixa, depois de se ter lesionado no tornozelo esquerdo enquanto disputava uma partida pela seleção nacional do Egito.

Claudemir, Murilo e Xadas são outras três ausências.

Lista de convocados

Guarda-redes: Tiago Sá, Matheus e Eduardo;

Defesas: Esgaio, Bruno Viana, Pablo Santos, Sequeira, Wallace, Diogo Viana e Caju;

Médios: João Novais, Agbo, Palhinha e André Horta;

Avançados: Wilson Eduardo, Rui Fonte, Paulinho, Trincão, Ricardo Horta e Galeno.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga: Wilson Eduardo “livre” para assinar por outro clube em janeiro

Mercado de transferências

em

Imagem via VSports

Wilson Eduardo, futebolista do SC Braga, estará com dificuldades na negociação do contrato com o Sporting Clube (SC) de Braga, depois do clube ter negado os valores pedidos para a renovação, adiantou esta terça-feira o jornal A BOLA.

O capitão fica “agente livre” a partir de janeiro de 2020 e poderá assinar por qualquer clube, havendo já alguns emblemas interessados no avançado extremo de 29 anos.

De acordo com a mesma fonte, o jogador já estará em negociações com o clube arsenalista, cujo emblema carrega há quatro temporadas e meia, mas a administração liderada por António Salvador crê que os valores pedidos são “incomportáveis” para o Braga.

O mesmo jornal adianta que, caso não haja acordo de renovação, o jogador poderá ainda ser negociado na janela de transferências de inverno.

Continuar a ler

Populares