Barcelos
Santuário mariano em Barcelos classificado como monumento de interesse público
A portaria sublinha ainda o interesse daquele conjunto como testemunho simbólico e religioso e de vivências ou factos históricos
A igreja e o convento da Franqueira, em Barcelos, foram classificados como monumento de interesse público, por portaria da secretária de Estado da Cultura, hoje publicada em Diário da República.
Segundo a portaria, aquele conjunto, apesar das obras de restauro de adaptação registadas nas últimas décadas, “conserva ainda grande valor histórico e arquitetónico, constituindo um bom testemunho da evolução da Ordem Franciscana” em Portugal.
A portaria sublinha ainda o interesse daquele conjunto como testemunho simbólico e religioso e de vivências ou factos históricos.
Destaca igualmente o valor estético, técnico e material do conjunto e a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística.
O santuário mariano da Franqueira tem a sua origem numa pequena ermida que não seria mais do que a atual capela-mor e que teria sido mandada erigir por Egas Moniz, em cumprimento de uma promessa.
O atual edifício resulta de uma empreitada posterior, destinada a ampliar e reformular o convento, que decorreu entre 1678 e 1708, da qual resultou a construção de um novo dormitório e da igreja barroca.
O espaço conventual que sobreviveu ao tempo, disposto em torno de um amplo claustro ajardinado centrado por um chafariz de tanque circular, foi restaurado na segunda metade do século XX e mais tarde adaptado a turismo de habitação.
Na antiga igreja conventual, destaca-se a entrada caraterística dos templos franciscanos, aberta por arcos redondos e encimado por nichos com esculturas de vulto representando São Francisco e Santo António.
“O programa barroco do interior denuncia uma campanha decorativa unitária, hoje amputada do retábulo-mor original”, refere ainda a portaria.
Destaca, por último, a envolvente do conjunto edificado, “de grande valor paisagístico” e que conserva ainda diversas estruturas setecentistas da antiga ermida, incluindo a fonte alusiva ao Senhor da Fonte da Vida, diversos traçados e percursos processionais e as sete capelas dos Passos.
-
Aqui PertoHá 2 dias
“Atlântida” do rio Lima voltou a afundar
-
GuimarãesHá 2 dias
Gestora de Guimarães na lista das 30 jovens promessas mundiais para a indústria da moda e tecnologia
-
BragaHá 2 dias
Braga tem novo comendador que emprega mais de 2.000 pessoas
-
Viana do CasteloHá 1 dia
Multinacional vai construir fábrica de eólicas em Viana (e criar 2.000 empregos)