Santuário da Peneda ganha novos estacionamentos

Arcos de Valdevez
Santuário da peneda ganha novos estacionamentos
Foto: Santuário da Peneda / Facebook

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, que foi classificado como Conjunto de Interesse Nacional/Monumento Nacional, recebeu melhorias nos arruamentos e estacionamentos.

Numa nota publicada nas redes sociais, o santuário refere que recentemente foram melhorados os estacionamentos junto ao local de culto.

As obras permitiram aumentar a capacidade para estacionamento, bem como a “ordenação do trânsio”.

“Agora será mais confortável”, refere ainda.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda foi classificado, em outubro de 2023, como Monumento Nacional.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de Novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.

O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.

A “Via Sacra, de conceção barroca e disposição original posteriormente alterada, data de uma campanha anterior ao templo, que veio substituir um edifício de menores dimensões localizado no atual Terreiro dos Evangelistas”.

“Embora com menor escala e riqueza decorativa, este sacro monte de evocação Mariana revela a influência direta do Santuário do Bom Jesus do Monte, com destaque para o Escadório das Virtudes, com patamares ornados por fontes e estatuária concebida pelo escultor Francisco Luís Barreiros, ainda segundo os modelos do Bom Jesus”, lê-se no decreto hoje publicado em DR.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda “constitui, ainda, um importante exemplo de santuário de montanha, com excecional enquadramento na paisagem, permanecendo igualmente como centro de uma das maiores e mais antigas romarias do Alto Minho, congregadora das tradições e devoção das populações locais”.

A classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, incluindo o património móvel integrado, reflete “o caráter matricial do bem, o interesse como testemunho simbólico ou religioso, o interesse com testemunho notável de vivências ou factos históricos, o valor estético, técnico e material intrínseco, a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e, o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Milhão saiu outra vez no distrito de braga

Milhão saiu outra vez no distrito de Braga

Próximo Artigo
Médico fatura 15 mil euros num mês por cirurgias em folgas e feriados no hospital de braga

Médico fatura 15 mil euros num mês por cirurgias em folgas e feriados no Hospital de Braga

Artigos Relacionados