Santander Totta atualiza salários em 4% este mês

Economia
Santander totta atualiza salários em 4% este mês
Foto: Wikimedia commons

O Santander Totta vai atualizar os salários em 4% já a partir deste mês, segundo a informação interna a que a Lusa teve acesso, uma medida que também já foi tomada pelo BPI e Novo Banco.

Em comunicado interno, a que a Lusa teve acesso, o Santander Totta informou que “será atribuído e processado um aumento salarial a todos colaboradores de 4% sobre as rubricas ACT ‘retribuição base’ e ‘diuturnidades’”.

Nos últimos dias também BPI e Novo Banco informaram que estão a tomar a mesma medida, fazendo já atualizações salariais em janeiro, isto quando decorre a negociação da revisão salarial de 2023 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor entre o grupo negociador da banca e os sindicatos.

Ainda segundo a informação interna, o Santander vai fazer já este mês os aumentos previstos nas promoções obrigatórias por mérito, o que o banco diz que representa uma “alteração de nível ACT a 208 colaboradores e um incremento de 6,9% no seu vencimento médio”.

Também irá subir “para o nível sete todos os colaboradores que se encontram abaixo desse nível, passando a ser este o nível mínimo salarial no banco a partir de 2023, para os colaboradores no ativo”.

O Santander Totta diz ainda que “irá “rever em alta o salário mínimo no banco para 1.400 euros mensais”.

Por fim, o banco informa que irá “processar até final de fevereiro o pagamento da compensação variável referente a 2022”.

Segundo o Santander, com estas medidas quer que “todos os colaboradores sintam o reconhecimento pelo seu esforço”, desde logo “na atual e complexa conjuntura económica”.

O Mais Sindicato e o Sindicato dos Bancários do Centro e o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) reivindicam, para este ano, 8,5% de atualização de tabelas e cláusulas de expressão pecuniária. O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) reivindica 6,25%.

Para já, a contraproposta das instituições financeiras subscritoras do ACT é de 2,5% de aumento salarial, abaixo das previsões da inflação para este ano, valor que os sindicatos têm considerado indigno. O Banco de Portugal estima uma inflação de 5,8% este ano.

O Santander Totta é detido pelo grupo espanhol Santander.

Em novembro passado, em Espanha, os sindicatos CCOO e UGT acordaram com a Asociación Española de Banca uma subida dos salários de 4,5% para 2023.

O grupo negociador da banca, responsável pela revisão do ACT do setor, representa cerca de 20 instituições financeiras que atuam em Portugal, entre elas Santander Totta, Novo Banco e BPI.

Já Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Crédito Agrícola e Montepio têm acordos autónomos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Rússia multa jornal por desacreditar forças armadas

Rússia multa jornal por desacreditar Forças Armadas

Próximo Artigo
António costa diz que questionário não se aplica aos atuais governantes

António Costa diz que questionário não se aplica aos atuais governantes

Artigos Relacionados