A candidata do PAN à Câmara de Famalicão, Sandra Pimenta, defendeu esta sexta-feira um modelo a adotar pelas empresas de construção através de materiais recicláveis, de forma a diminuir a pegada ambiental.
- Anúncio -
A consideração surgiu à margem da visita da concelhia daquele partido a uma empresa famalicense de construção e arquitetura associada ao movimento arquitetónico Earthship Experience.
“Ao longo da reunião foi-nos apresentado um conceito extremamente inovador, que apesar de já ter mais de 50 anos, continua a não ser valorizado, impedindo assim que todas as suas potencialidades sejam exploradas”, referiu a candidata, citada em comunicado enviado à imprensa.
O mesmo comunicado explica que o movimento Earthship Experience “consiste na utilização de materiais considerados resíduos, que através da sua inserção num modelo de economia circular, ganham uma nova vida sob a forma de uma habitação”.
A empresa, sediada em Famalicão, constrói casas ecologicamente eficientes, com materiais reciclados, certificado energético A++, ou seja, energeticamente autónomas.
“Se existem soluções mais sustentáveis, porque não adotá-las?”, questionou.
Sandra Pimenta não tem dúvidas que “este tipo de construção é um dos caminhos a seguir na eliminação total da pegada carbónica associada à habitação e construção civil”:
“A construção de uma casa que seja 100 % eficaz do ponto de vista energético, através da implementação de sistemas de produção de eletricidade a partir do sol e do vento, com aproveitamento total da água da chuva que segue para utilização nas diversas divisões da casa, e rega da horta, é o futuro”, considerou ainda a candidata.
Destacou ainda as “vantagens da implementação de sistemas hidropónicos para produção de hortícolas, a utilização de resíduos orgânicos para compostagem, entre outras características”.
“A exploração deste tipo de construção em edifícios públicos já deveria ser uma realidade. A quantidade de resíduos produzidos anualmente tem aumentado e como tal devem ser idealizadas soluções lógicas para a sua eliminação, em vez do seu encaminhamento para aterro”, finalizou Emanuel Figueiredo, candidato à Assembleia Municipal pelo PAN, citado no mesmo documento.