Samsung lidera venda de telemóveis em 2022

Telecomunicações

As gigantes dos telefones móveis, Apple e Samsung, terminaram o ano de 2022 no topo da disputa pelo maior número de vendas de aparelhos. Afinal, com o aumento das profissões ligadas à Internet, é normal que as pessoas procurem aparelhos mais completos, que suportem softwares como o Wondershare Dr. Fone.

Além disso, as marcas chinesas tiveram uma palavra a dizer contra as adversidades no país, completando a tabela de maiores resultados.

A Samsung liderou as vendas durante todo o ano, chegando a 64,3 milhões de aparelhos vendidos no terceiro trimestre. Este número corresponde a 21% de todos os smartphones vendidos no mundo.

Entre o primeiro e o segundo trimestres, a marca chegou a sofrer uma queda no número de vendas, pois, no início do ano, a sua percentagem era de 23%. Porém, o número manteve-se e a Samsung terminou o terceiro trimestre na frente.

O destaque do ano foram os modelos Samsung S, que figuraram entre os considerados topo de gama, além dos dobráveis Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4, ambos grandes sucessos comerciais.

Enquanto isso, a Apple manteve-se na vice-liderança em vendas, com índices entre 16 e 18% do total. No geral, a companhia não teve um ano dos melhores, pois as suas fábricas na China tiveram a produção afetada por conta da pandemia, o que gerou atrasos.

Além disso, seus modelos topos de gama mais recentes, o iPhone 14 e o iPhone SE 2022, tiveram vendas muito abaixo do esperado. Na tentativa de consolidar os seus aparelhos mais acessíveis no mercado, a linha iPhone 13/14, a Apple também não atingiu altos índices de aceitação.

No entanto, a marca terminou o terceiro trimestre de 2022 com 49,2 milhões de aparelhos vendidos, o que significa uma quota de 16% do total.

Trocar de aparelho pode parecer um problema para muitas pessoas, por estar com toda a vida centrada num dispositivo. Assim, muitos pensam que é impossível, por exemplo, restaurar backup WhatsApp, o que não é o caso.

Desta forma, quando a troca é feita, é normal a tendência para permanecer com o mesmo sistema operacional antigo, para evitar ter que executar operações, como restaurar backup WhatsApp Google Drive no iPhone, entre outros.

Contudo, a seguir à Apple, estão as marcas chinesas Xiaomi e Oppo/Oneplus, no ranking de vendas de telemóveis em 2022. Estas empresas foram bastante afetadas pela crise da covid-19, devido às normas inflexíveis do governo daquele país.

Porém, ambas tiveram ligeiras melhoras: a Xiaomi conseguiu 13% do volume de vendas no terceiro trimestre, com 40,4 milhões de dispositivos vendidos. Já a Oppo aumentou os números no decorrer do ano, indo de 9 para 10%, e de 28 para 29,5 milhões de vendas.

A venda de telemóveis caiu em média 9% em todo o mundo no ano de 2022. Apesar disso, os números ainda foram expressivos e representam uma subtil recuperação, em especial no que se refere às marcas chinesas.

Em suma, apesar dos dados do quarto semestre ainda não terem sido divulgados, de acordo com a média mostrada ao longo do restante do ano, a Samsung liderou a venda de telemóveis em 2022.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados