Sampaio da Nóvoa recusa ter alimentado expectativas sem esclarecer se é candidato às presidenciais

“Não fiz nenhuma declaração sobre isso”
Sampaio da nóvoa recusa ter alimentado expectativas sem esclarecer se é candidato às presidenciais
Foto: DR / Arquivo

O antigo candidato à Presidência da República António Sampaio da Nóvoa recusou hoje falar sobre uma eventual candidatura a Belém, sem esclarecer se está a ponderá-la, e salientou que nunca alimentou “nenhuma expectativa”.

“Não fiz nenhuma declaração sobre isso [eleições presidenciais], não alimentei nenhuma expectativa e aqui vim falar apenas sobre Educação”, respondeu António Sampaio da Nóvoa, em declarações aos jornalistas, à margem do Simpósio Mundial do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES), organizado na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Perante a insistência dos jornalistas sobre uma eventual candidatura presidencial, ou sobre quando e se falará sobre o tema, Sampaio da Nóvoa repetiu apenas várias vezes que estava naquele congresso para “falar sobre Educação”, a sua área científica de especialização.

Interrogado sobre se a corrida a Belém não é sequer um assunto, respondeu, de novo, que “o assunto é Educação”.

“O assunto é Educação, que eu vim aqui falar, vim tratar disso, vim trabalhar sobre isso, não vou fazer nenhuma declaração sobre coisa nenhuma”, respondeu.

Questionado sobre se, ao não descartar à partida uma candidatura, quer dizer que está a ponderar, António Sampaio da Nóvoa repetiu: “Não vim fazer nenhuma declaração sobre outra coisa”.

Recentemente, o antigo secretário-geral do PS Eduardo Ferro Rodrigues, a dirigente e ex-deputada do BE Joana Mortágua manifestaram o seu apoio público a uma eventual recandidatura de António Sampaio da Nóvoa a Belém, numa altura em que são candidatos oficiais Luís Marques Mendes, António José Seguro, Henrique Gouveia e Melo e António Filipe.

António Sampaio da Nóvoa nasceu em dezembro de 1954, em Valença, no distrito de Viana do Castelo, e é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève, Suíça (1986) e doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (2006).

O académico jubilado foi consultor para os assuntos da educação da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2013 Reitor da Universidade de Lisboa, conduzindo o processo de fusão da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2012, presidiu às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Foi candidato independente às eleições presidenciais de 2016, nas quais 22,88% dos votos, ficando em segundo lugar, atrás de Marcelo Rebelo de Sousa com 52%.

A partir de abril de 2018 e até novembro de 2021, foi o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Descida do irs em 2025 aprovada em votação final global

Descida do IRS em 2025 aprovada em votação final global

Próximo Artigo
Parlamento aprova lei de estrangeiros, com críticas à pressa do governo

Parlamento aprova lei de estrangeiros, com críticas à pressa do Governo

Artigos Relacionados