Seguir o O MINHO

Braga

Sameiro celebra 40 anos da visita de João Paulo II em 15 de maio (com homenagem a Jorge Ortiga)

Religião

em

“15 de maio será especial no Sameiro!”. Quem o afirma é a Arquidiocese de Braga, no seu portal de internet, dando conta de três eventos que se vão assinalar no próximo dia 15 de maio, no Santuário do Sameiro, com especial destaque para o assinalar dos 40 anos da visita do papa João Paulo II a Braga. Uma homenagem ao arcebispo emérito e a tradicional procissão das crianças são os outros dois momentos de destaque.

Crianças da catequese e alunos do colégio da cidade que tem o nome do pontífice fazem parte da celebração e da homenagem, indo na procissão anual rumo à Basílica, pelas 14:30, a partir do cruzeiro, na Avenida. Será entregue, pelas crianças, um “desenho previamente feito, alusivo à família e com uma prece sob a mesma intenção, e visita à relíquia do Papa São João Paulo II”.

Os desenhos dos alunos da catequese serão expostos no recinto onde a Eucaristia será celebrada, “qual coro de vozes ao céu erguidas em favor dessa instituição basilar da sociedade que é a família”, afirma o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, citado no portal da arquidiocese.

A eucaristia, essa, será celebrada pelo arcebispo de Braga, José Cordeiro, terá início pelas 15:30, e servirá para assinalar uma homenagem ao arcebispo emérito, Jorge Ortiga, que “serviu a Igreja arquidiocesana bracarense” ao longo de 34 anos.

É, assim, pedido, pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, “a comparência de todos os cristãos, para que o dia seja de verdadeira festa e viva seja a gratidão para com quantos, com assinalável generosidade, foram e vão construindo o reino de Deus”.

Populares