Seguir o O MINHO

Barcelos

Salvador Sobral atua na Feira do Livro em Barcelos

No próximo domingo

em

Foto: DR

Salvador Sobral irá atuar na Feira do Livro de Barcelos que se realiza entre 01 e 10 de julho, no centro da cidade, com 21 stands onde estarão representadas 70 editoras.

O certame decorre entre na Avenida da Liberdade, mas as atividades estendem-se ao Largo da Porta Nova e ao Largo Dr. José Novais.

Paralelamente à venda de livros há todo um programa cultural que passa pelo lançamento e apresentação de livros, conversas com escritores, duas exposições, e ainda um concerto musical de Salvador Sobral, em quarteto.

Ao longo de todos os dez dias da Feira, há animação de rua com personagens alusivas a escritores pela VIA3 – Companhia de Teatro.

O certame tem também uma programação específica dedicada às crianças, que engloba diversas atividades diárias, tais como: caixa das ideias Faz tu mesmo, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.
Música em comunhão com literatura

No próximo domingo, pelas 21:30, Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão 2017, em quarteto, sob ao palco do Largo da Porta Nova. Já no dia 09 de julho (sábado), pelas 22:00, sobe a palco o espetáculo “Da Raiz ao Fado”, de Daniel Pereira Cristo com Carla Pires.

Lançamento de livros e conversas com escritores

Da vasta programação cultural preparada para este evento, destaca-se a apresentação de novas obras literárias. É o caso do livro “D. António Barroso, um Bispo Providencial”, de Amadeu Gomes de Araújo, a acontecer logo no primeiro dia do certame, pelas 18:30, numa conversa que vai ser moderada pelo padre Manuel Vilas Boas. Mais tarde, pelas 21:30, acontece o lançamento do livro “A preto e brando” de José Ilídio Torres e Diogo Figueiredo, que conta com a apresentação de Pedro Silva Torres e Nuno Mendanha.

No dia 02, sábado, à tarde (18:30), haverá o lançamento do livro “Por detrás do espelho”, de Susana Pinto, com moderação de Vânia Gonçalves; enquanto à noite (21:00) será a vez da apresentação das obras “A eterna qualquercoisa”, de Matín López-Vega e “Longos dias breve o medo”, de Luís Soares Barbosa, com moderação de José Rui Teixeira.

Entretanto,  domingo, pelas 17:00, é a vez de Miguel Borges moderar a apresentação do livro “(Às) Contas com Almas Penadas e Diabos, Bruxas e Maus-Olhados”, da autoria de Roberto Afonso; e no dia 04 de julho, segunda-feira, há mais livros em destaque: apresentação da obra “Coração, solitário labirinto”, de Henrique Dória, numa sessão, às 18:30, que terá como moderador Mário Vale Lima.

Já na terça-feira (18:30), acontecerá o lançamento o livro “Caminhos de Santiago na obra de Luís Ferreira”, terminando o dia com a apresentação, pelas 21:30, do livro “Do Rock a Compostela”, de Maria Alice Medina. Ambas as sessões moderadas por Lúcio Lourenço.

A meio da semana, quarta-feira, dia 06, são apresentadas mais duas obras: “Instituições Geresianas”, de António Afonso, com apresentação de António Cunha e Fernando Miranda (18:30), e mais tarde, pelas 21:30, é feito o lançamento do livro “Raimundo Canta Barcelos”, Vol. IV, de Joana Luísa Matos, com a presença de Joel Cleto.

Na quinta-feira (18:30), é a vez do lançamento do livro “Caderno de Representações da Memória”, de Frederico Dinis, sessão moderada por Cândido Sobreiro, e no dia seguinte à mesma hora, é apresentada a obra “Eu, Fernão, em Viagem”, de Carlos Moreira, em sessão moderada por Manuella Bezerra de Melo.

Chegados ao fim de semana, no sábado há dose dupla para apresentação de livros: “O Bastardo”, de Rebelo Marinho, com moderação de Alexandre Azevedo Pinto; e “Se me Amas Não te Demores”, de Raul Minh’alma, sessão moderada por Sónia Sousa.

Eduardo Agualusa abre “Conversas com” escritores

À semelhança do que acontece com a apresentação de livros, a Feira do Livro de Barcelos, nesta edição de 2022, tem um recheado programa de conversas com escritores.

Este ano vão estar em Barcelos: José Eduardo Agualusa, em tertúlia moderada por Tito Couto; Ana Margarida Carvalho e Cristina Carvalho à conversa com José Fanha, António Bagão Felix; João Pinto Coelho e José Carlos Barros (Prémios LeYa 2017 e 2021), e Ondjaki. Todas estas sessões são moderadas por Manuella Bezerra de Melo.

Ainda no âmbito das “Conversas com” Barcelos recebe Luísa Castel-Branco, sessão moderada por Tito Couto.

Populares