Região
Salvador Caetano admite integração de 300 pessoas para reforçar aposta nos autocarros
Grupo fornece os TUB – Transportes Urbanos de Braga
em
O grupo Salvador Caetano admite a integração de 300 trabalhadores este ano para reforçar a aposta no segmento de autocarros, indicou hoje um dos administradores, José Ramos, que lamentou a escassez de mão de obra qualificada.
“No ano passado admitimos cerca de 300 pessoas e este ano vai pelo mesmo caminho. Já entraram cerca de 100 e até ao final do ano [devem chegar mais] 200”, disse José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, quando falava aos jornalistas à margem da inauguração das novas instalações do centro de formação.
A cerimónia que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, bem como do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
O grupo Salvador Caetano apostou, recentemente, num novo projeto de fabrico de autocarros movidos a hidrogénio que se transforma em eletricidade.
E a par desta aposta, a empresa está também no mercado de autocarros para servir os aeroportos, bem como para transportadoras nacionais como os Transportes Urbanos de Braga (TUB), a Carris – Transportes Públicos de Lisboa ou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) ou a Transportes do Barreiro.
De acordo com José Ramos, “o mercado nacional foi a linha de arranque”, mas, acrescentou, “na linha de produção de autocarros estão unidades que seguirão para Inglaterra e para outros países”, estando em causa “uma aposta internacional”.
“E é para esse segmento [os autocarros] que precisamos de mais colaboradores”, disse o administrador.
Hoje o grupo Salvador Caetano inaugurou em Gaia, no distrito do Porto, as instalações novas do seu centro de formação que existe desde 1983 e pelo qual passaram cerca de 4.000 alunos.
Neste momento, o centro acolhe 150 formandos em cinco cursos e no país existem sete polos.
José Ramos destacou que a taxa de empregabilidade dos alunos do centro de formação da Salvador Caetano é de 98%, sendo que 10% segue para a faculdade e cerca de metade fica no grupo.
Questionado sobre se sente carência de mão-de-obra, o responsável da empresa foi perentório: “Se há. Há muita, muita carência de trabalhadores”.
“Mesmo na área das vendas, na parte comercial, há carência. Damos formação também a vendedores, embora predominantemente o foco seja na indústria porque estamos a crescer e precisamos de pintores, chapeiros e mecânicos para a indústria dos autocarros. No mês de agosto vamos fazer um curso extraordinário para pintores”, contou.
Na cerimónia de hoje, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, considerou que a Salvador Caetano “é pioneira em Portugal no campo da formação profissional” e defendeu que “as empresas nunca devem separar-se da formatação do sistema de ensino do país”.
“Sejam embaixadores desta experiência porque estão a valorizar a vossa vida, esta empresa e o país”, disse o governante quando se dirigiu aos alunos presentes.
Já Eduardo Vítor Rodrigues recordou que Gaia está a apostar num projeto de metrobus, tendo “convocado” a Salvador Caetano, “um grupo com tecnologia de ponta e cultura de empresa que valoriza e acredita nas pessoas”, a participar na discussão desta medida.
Leia Também
-
Apanhados em Braga com 307 doses de cocaína
-
Braga é quem mais vacina no país com a quarta dose
-
Cerveja artesanal de Vila Verde antecipa verão entre o otimismo e a incerteza
-
Criminalidade participada desceu em Braga e a violenta cresceu em Viana
-
Tardes de sábado com música ‘non stop’ em Braga
-
Bebé encontrado sozinho em rua de Braga já estava sinalizado e “será institucionalizado”
EM FOCO
Patrocinador da Liga Portugal Bwin lucra mais de 300 milhões
Futebol
Liga das Nações arranca em junho com duelo ibérico na primeira jornada
Futebol
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
BragaHá 2 dias
Bebé de dois anos encontrado a vaguear sozinho em rua de Braga
-
Alto MinhoHá 2 dias
Idosa de 94 anos em estado grave após queda em casa em Ponte de Lima
-
BragaHá 2 dias
Polémica em Vieira do Minho após Câmara vedar acesso a praça central
-
BragaHá 1 dia
Colisão seguida de capotamento em Braga