A Salsa Jeans, que nasceu em Ribeirão, Famalicão, em 1994, já está presente em mais de 40 países e planeia a abertura de novas lojas na Europa.
A empresa tem “investimentos para fazer crescer a marca nos mercados atuais, em Espanha, França e Médio Oriente, mas também para replicar a história de sucesso da Salsa Jeans noutros países, como a Irlanda, onde vamos abrir a primeira loja no próximo mês, a que se seguirá o Benelux e nos Países Nórdicos, onde estamos a analisar oportunidades de negócio”, apontou Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans.
“Quando vestir umas calças Salsa Jeans o cliente sabe que está a vestir uma peça única, resultado do longo processo de criação e produção que nos distingue na escolha do consumidor”, acrescenta o empresário, citado em comunicado da autarquia, cujo presidente, Mário Passos, visitou a fábrica, ontem, no âmbito do Roteiro Famalicão Created IN.
“Constatei uma ideia que há muito vincamos: o ecossistema empresarial, com os centros tecnológicos, as universidades e as políticas públicas que temos no terreno são promotores da inovação e criatividade, de forma diferenciada e para muito melhor, o que se reflete no capital humano que hoje existe em muitas das empresas do concelho de Famalicão, de que a Salsa Jeans é um excelente exemplo”, disse o autarca, igualmente citado no comunicado.
“Somos persistentes nos detalhes e exigentes na qualidade e se desconstruirmos uma calça Salsa vamos encontrar muita engenharia, que se aplica no tecido, nos ajustes, na cor ou no número de lavagens de um produto, numa busca pela perfeição, porque o que realmente vendemos é a confiança que o cliente sente ao vestir os nossos jeans”, aponta João Martins, administrador da empresa que reforça a importância de estar inserido no “cluster têxtil do Vale do Ave, numa rede de proximidade com investigação e desenvolvimento de produto, mas também de parceiros com elevado know-how que nos permitem fazer diferente e melhor que os concorrentes”.
A Salsa Jeans vai investir 7 milhões de euros na transformação da unidade industrial de tinturaria e lavandaria, “grande parte em equipamentos que nos vão permitir reduzir o consumo de água”, preparando esta unidade para os novos desafios da indústria e os compromissos da transição climática, apontam os administradores do grupo.
“A sustentabilidade ambiental está aqui muito presente e nesta visita percebemos também um grande investimento com os colaboradores, para fazer mais e melhor, numa marca que é já referência mundo fora e que muito nos orgulha por continuar a fazer este investimento em Famalicão”, disse Mário Passos.
Da Salsa Jeans saem cerca de um milhão de calças por ano, para 44 países, e para as mais de 200 lojas espalhadas pelo mundo.