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Região

Saiba onde vão estar os radares da PSP em agosto

“Quem o avisa…” é o mote deixado pela PSP todos os meses

em

Foto: DR / Arquivo

A PSP informa que, até final do mês de agosto, irá efetuar ações de fiscalização rodoviária – RADAR nos seguintes locais:


BRAGA
04-ago-20 09H00 Circular Urbana – Guimarães
12-ago-20 08H30 Circular Urbana – Guimarães
17-ago-20 09H00 Circular Urbana – Guimarães
17-ago-20 09H00 Circular de Barcelos
20-ago-20 08H30 Av. João Paulo II – Braga
20-ago-20 09H00 Variante E.N. 14 – V.N. de Famalicão
31-ago-20 08H30 Av. Miguel Torga – Braga

VIANA DO CASTELO
07-ago-20 10H00 Av. Paulo VI – Darque
10-ago-20 20H00 Av. 25 de Abril – Viana do Castelo
20-ago-20 20H30 Av. Capitão Gaspar de Castro – Viana do Castelo
27-ago-20 09H30 Av. Agostinho José Taveira – Ponte de Lima

AÇORES
07-ago-20 17H00 ER 1 – Freguesia das Bandeiras – Madalena
07-ago-20 06H45 Eixo Sul, Km 11,1 – freguesia do Rosário – Lagoa
08-ago-20 14H45 Eixo Sul, KM 13,8 – freguesia de Santa Cruz – Lagoa
09-ago-20 14H45 Eixo Sul, Km 2,3 – freguesia de São José – Ponta Delgada
12-ago-20 06H45 ER Feteiras/Rua do Biscoito – freguesia de Feteiras – Ponta Delgada
13-ago-20 07H00 Estrada Príncipe Alberto do Mónaco- Freguesia das Angústias – Horta
13-ago-20 14H45 Eixo Norte, KM 6,6 – freguesia de Ribeirinha – Ribeira Grande
14-ago-20 14H45 Eixo Sul/Norte, km 4,9 – freguesia de Ribeira Seca – Ribeira Grande
17-ago-20 06H45 ER Calhetas, Vila de Rabo de Peixe – Ribeira Grande
18-ago-20 14H45 ER 3 – 1ª – Km 6,9 – Vila de Rabo de Peixe – Ribeira Grande
19-ago-20 14H45 ER Santana – Vila de Rabo de Peixe – Ribeira Grande
20-ago-20 13H00 Ladeira da Pateita, Posto Santo e Cantinho, São Mateus – Angra do Heroísmo
28-ago-20 07H00 ER Agualva e ER Lajes – Praia da Vitória

AVEIRO
05-ago-20 08H00 Av. Europa
13-ago-20 08H00 Rua Cega – S. Bernardo
18-ago-20 08H00 Av. Europa
20-ago-20 08H00 Av. Europa
24-ago-20 08H00 Av. Europa
28-ago-20 08H00 Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
31-ago-20 14H00 Av. Europa

BEJA
05-ago-20 09H00 Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
11-ago-20 09H00 Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
19-ago-20 09H00 Rua Zeca Afonso – Beja
27-ago-20 18H00 Av. Salgueiro Maia – Beja

BRAGANÇA
13-ago-20 08H00 EN. 15 – Mirandela
14-ago-20 08H00 Av. Abade de Baçal – Bragança
20-ago-20 08H00 Av. das Comunidades Europeias – Mirandela
21-ago-20 08H00 Av. das Cantarias – Bragança

CASTELO BRANCO
19-ago-20 08H00 Av. Infante D. Henrique – Covilhã
24-ago-20 08H00 Av. Dia de Portugal – Castelo Branco
26-ago-20 08H00 Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã

COIMBRA
04-ago-20 09H00 Av. Fernando Namora
06-ago-20 08H00 IC 1 – Ponte Edgar Cardoso
12-ago-20 09H00 Av. Lousã
19-ago-20 08H00 IC 1- ponte Edgar Cardoso
20-ago-20 09H00 Via Professor Augusto Vaz Serra
25-ago-20 09H00 Estrada da Guarda Inglesa
26-ago-20 08H00 Av. Dom João II
27-ago-20 09H00 IC-2 – Sentido S/N, KM – 191,3

ÉVORA
05-ago-20 08H30 EN 114 – Av. Túlio Espanca (Évora-Montemor) – Évora
10-ago-20 09H00 EN 114 – Av. Túlio Espanca (Montemor-Évora) – Évora
12-ago-20 09H30 Av. Rainha Stª Isabel – Estremoz
19-ago-20 08H30 Av. D. Manuel Trindade Salgueiro – Évora
20-ago-20 09H30 EN 18 ao Gil – Estremoz
26-ago-20 08H30 CM 1094 – Estrada do Bairro de Almeirim – Évora

FARO
06-ago-20 21H00 Av. V6 – Portimão
25-ago-20 09H00 Av. Heróis 1808 – Olhão
27-ago-20 09H30 Av. Fonte Coberta – Lagos
29-ago-20 21H00 Av. V6 – Portimão

LEIRIA
03-ago-20 14H30 Estrada da Fig. da Foz – Souto – Pombal
08-ago-20 09H00 N 356-1 Km 5,600 – Leiria
13-ago-20 09H00 Av. Infante D. Henrique – Caldas da Rainha
26-ago-20 09H00 Av. Monsenhor Bastos – Peniche

LISBOA
03-ago-20 14H00 Av. de Calouste Gulbenkian – Lisboa
04-ago-20 09H00 Mem Martins, Avenida Capitães de Abril – Sintra
04-ago-20 14H30 Rio de Mouro, Rua Elias Garcia – Sintra
05-ago-20 09H00 Estrada dos Salgados – Amadora
11-ago-20 09h00 Av. Marginal – Hotel Miragem – Estoril
12-ago-20 07H00 Av. da República – Oeiras, sentido Poente/Nascente
12-ago-20 14H00 Av. Infante D. Henrique, frente a Santa Apolónia – Lisboa
19-ago-20 14H00 Rua Conde Almoster – Lisboa
24-ago-20 14H00 Av. Padre Cruz – Lisboa
26-ago-20 09H00 ER 374 – Malhapão
26-ago-20 14H00 Rua da Liberdade – Pontinha (dois sentidos)
27-ago-20 07H30 EN 10, Km 125.3, em Alhandra, sentido Sobralinho/Alhandra

MADEIRA
05-ago-20 13H00 VR1 Km 9.4 este-oeste – Câmara de Lobos
05-ago-20 14H00 Av. das Madalenas (troço a norte do nó da VR1)
10-ago-20 08H00 Estrada da Fundoa e Estrada Comandante Camacho de Freitas
11-ago-20 14H00 Rua Engenheiro Santos Costa – Machico
12-ago-20 08H00 VR1 Km 25.4 – Caniço – oeste-este.
17-ago-20 07H00 VR1 Km 6.0 – oeste-este – Quinta Grande
18-ago-20 14H00 Av. Luís de Camões e Rua do Comboio
31-ago-20 08H00 Estrada Monumental e Av. Mário Soares

PORTALEGRE
17-ago-20 08H00 Av. do Dia de Portugal – Elvas
18-ago-20 07H30 Av. da Europa – Elvas
19-ago-20 14H00 EN 246 – Portalegre
25-ago-20 08H00 Av. Francisco Fino Zona Industrial – Portalegre
28-ago-20 08H00 Av. de Badajoz – Portalegre
31-ago-20 10h00 Av. do Dia de Portugal – Elvas

PORTO
03-ago-20 20H00 Estrada da Circunvalação – 11089 – Porto
04-ago-20 08H00 Av. da Boavista – Porto
07-ago-20 08H00 Estrada D. Miguel – Gondomar
08-ago-20 00H00 EN. 14 – Matosinhos
12-ago-20 14H00 Rua Ribeiro Cambado – Valongo
13-ago-20 08H00 Av. Dr. Antunes Guimarães – Leça da Palmeira
17-ago-20 20H00 Estrada da Circunvalação – 10 012- Porto
18-ago-20 08H00 Via Eng.º. Edgar Cardoso – Vila Nova de Gaia
20-ago-20 08H00 Estrada Municipal Nº556 – Santo Tirso
22-ago-20 00H00 EN. 14 – Matosinhos
27-ago-20 14H00 Av. D. João II – Oliveira do Douro
31-ago-20 20H00 AEP – Porto

SANTARÉM
03-ago-20 08H00 EN 3/Calçadinha – Santarém
04-ago-20 08H00 Av. do Bom Amor – Torres Novas
12-ago-20 08H00 Circular Urbana – Santarém
12-ago-20 14H00 Rua Francisco Sá Carneiro – Entroncamento
14-ago-20 08H00 Av. D. Manuel I – Abrantes
18-ago-20 08H00 Valbom – Tomar
24-ago-20 08H30 Rua Serpa Pinto – Cartaxo
31-ago-20 08H30 Caminho Municipal n.º 1398 – Cartaxo

SETÚBAL
05-ago-20 09H00 Rua Industrial Alfredo da Silva – Barreiro
05-ago-20 09H00 Av. do Mar – Amora – Seixal
10-ago-20 08H30 EN 10
11-ago-20 15H00 Av. 1º de Maio – Seixal
13-ago-20 10H30 Av. Arsenal do Alfeite, sentido Corroios/Almada
17-ago-20 08H00 Circular Externa – Montijo
21-ago-20 09H00 Av. 1º Dezembro 1640 – Seixal
26-ago-20 08H30 Av. do Mar – Amora – Seixal

VILA REAL
04-ago-20 14H00 Av. Dr. Mário Soares – Chaves
20-ago-20 09H00 Av. da Unesco – Vila Real
21-ago-20 14H00 Rua Rainha Dona Mafalda – Chaves
24-ago-20 09H00 Rua Vasco Sameiro – Vila Real
27-ago-20 09H00 Rua da Paz – Chaves
31-ago-20 14H00 Av. da Europa – Vila Real

VISEU
03-ago-20 08H00 Av. Alexandre Alves – Viseu
08-ago-20 08H00 Av. Dom Egas Moniz – Lamego
13-ago-20 08H00 Av. da Europa – Viseu
18-ago-20 08H00 Estrada de Nelas – Viseu
19-ago-20 08H00 Av. Dom Egas Moniz – Lamego
20-ago-20 08H00 Av. Professor Reinaldo Cardoso – Viseu

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Ave

Gestão do Castelo de Arnoia transferida para a autarquia de Celorico de Basto

Descentralização

em

Foto: Rota do Românico

O governo transferiu as competências de gestão, valorização e conservação do Castelo de Arnoia para a Câmara de Celorico de Basto.

A ministra da Cultura afirmou que a transferência de competências na área da cultura é um importante impulso no processo de descentralização com as autarquias locais.

“Com este processo, é incentivado um amplo acesso à cultura e maior proximidade às populações. A vasta experiência municipal deixa antever os efeitos positivos ao nível da melhoria ao acesso cultural”, afirmou Graça Fonseca.

A governante falava na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, onde se deslocou para proceder à assinatura dos autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação de equipamentos culturais para as autarquias.

Graça Fonseca realçou a importância deste momento em que foram assinados os primeiros autos de transferência de competências na área da cultura e sublinhou que a descentralização serve de base ao sistema pluralista da administração pública, servindo a democracia.

“O acesso ao património e à cultura é uma expressão do exercício de cidadania. O património enquanto fator de desenvolvimento não é um ensaio, é uma estratégia na área da cultura. A proteção e valorização do património têm um forte impacto na atratividade do país e das regiões e no reforço da cidadania e da responsabilidade social”, concluiu.

Já a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, realçou a importância do momento no processo de descentralização em curso.

“É através da descentralização para autarquias que se reforça a autonomia do poder local. Só assim é possível uma resposta aos desafios que Portugal enfrenta no futuro e é fundamental para assegurar a igualdade de oportunidades. Disso temos todos a certeza”, afirmou.

A governante sublinhou que os monumentos em causa pertencem a partir de hoje às autarquias: “Não é apenas um ato simbólico. É um símbolo da descentralização”, sustentou.

Na cerimónia foram assinados vários autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação de equipamentos culturais para um conjunto de autarquias.

Assim foram transferidos vários equipamentos, como a estação arqueológica de Idanha-a-Velha (Egitânia), para a Câmara de Idanha-a-Nova; Torre ‘Centum Cellas’ (Câmara de Belmonte); Castelo de Arnoia (Câmara de Celorico de Basto); Memorial de Alpendurada (Câmara de Marco de Canaveses); Castro de Cidadelhe (Câmara de Mesão Frio); Castelo de Montemor-o-Velho (Câmara de Montemor-o-Velho); Moinhos de Vento (Câmara de Penacova) e estação romana da Quinta da Abicada e Monumentos de Alcalar (Câmara de Portimão).

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Ave

Inspeção do Ambiente fez 10 inspeções na bacia do rio Vizela nos últimos cinco anos

Poluição

em

Foto: DR / Arquivo

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) realizou, nos últimos cinco anos, 10 inspeções na bacia do rio Vizela, mas não fiscalizou a qualidade da água por não ser da sua competência.

A IGAMAOT, nomeadamente o inspetor-geral José Brito e Silva, foi hoje ouvido no parlamento, através de videochamada, no seguimento dos requerimentos de PS e PSD a propósito das descargas poluentes no rio Vizela, ficando por ouvir sobre o mesmo tema a Agência Portuguesa do Ambiente, inicialmente prevista para hoje também.

Aos deputados da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Brito e Silva explicou que entre 2016 e 2020 foram realizadas 10 inspeções, sendo que da última, à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, ainda está a ser elaborado o seu relatório.

O deputado do PSD Emídio Guerreiro, um dos partidos que apresentaram o requerimento, referiu que, apesar de já serem conhecidas “há muito tempo as descargas no rio Vizela”, estas ganharam “maior amplitude desde 2017” com a constituição de um plano para a despoluição do rio, com a participação de várias entidades.

“Fomos confrontados com a saída do município de Vizela deste plano e ontem [terça-feira] foram aqui ouvidos os presidentes das câmaras de Vizela, Fafe e Felgueiras e ficou evidenciado pelos convidados que o foco principal é da própria ETAR, contrariado pelas Águas do Norte. Há um problema”, explicou.

Emidio Guerreiro salientou a necessidade de ser conhecido o papel da IGAMAOT neste processo e saber as conclusões que têm resultado das inspeções realizadas, sublinhando que “incomoda o passar dos anos e a situação manter-se”.

Brito e Silva esclareceu que a IGAMAOT “faz inspeções aos operadores e aos efluentes” e “não há qualidade da água”, uma vez que não é da sua competência por não ser gestora do recurso hídrico.

O inspetor-geral reiterou que o organismo faz parte do grupo de trabalho para a despoluição do rio “mas não interage”, uma afirmação que gerou burburinho entre os deputados presentes na comissão.

“O plano de despoluição do rio Vizela e o licenciamento são questões que dizem respeito às entidades que emitem licenças. A IGAMAOT não tem competência alguma, logo não tem contributos”, afirmou o responsável, salientando que a sua autonomia em termos de fiscalização “não pode ficar quartada” por fazer parte do plano de despoluição.

Brito e Silva disse ainda aos deputados que já em 2020 a IGAMAOT recebeu “algumas denúncias” de poluição no rio em questão e que estas foram encaminhadas para a Agência Portuguesa do Ambiente e para a GNR, uma vez que trabalham em articulação, tendo a GNR levantado processos de contraordenação depois de encontrados os infratores.

Os presidentes das câmaras de Vizela, Fafe e Felgueiras defenderam na terça-feira, na Assembleia da República, a necessidade de uma solução técnica eficaz que acabe definitivamente com o problema da poluição do rio Vizela.

Para os três autarcas ouvidos pela Lusa depois de terem participado numa audição sobre o tema na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, o funcionamento da ETAR de Serzedo constitui a questão central do problema.

O presidente da Câmara de Vizela, Vitor Hugo Salgado, tem liderado a contestação pública ao funcionamento daquele equipamento da empresa de capitais públicos Águas do Norte, que considera ser o principal foco poluidor daquele afluente do rio Ave.

O autarca recordou que a solução pode passar pela construção de um emissário que ligue a ETAR de Serzedo (Guimarães) à ETAR de Lordelo, no mesmo concelho, de acordo com um projeto já executado, mas para o qual não há ainda financiamento.

O presidente da Câmara de Fafe, que também preside à Comunidade Intermunicipal do Ave, recordou à Lusa que a poluição de Vizela é um problema transversal a vários municípios, porque se trata do principal afluente do rio Ave.

Raul Cunha assinala que o problema está, de facto, na ETAR de Serzedo e o facto de drenar num ponto do rio que tem, sobretudo no verão, pouco caudal, situação que se acentuou nos últimos anos, agravando as queixas.

O autarca de Fafe admite que a solução pode passar por um emissário ligando à ETAR de Lordelo, mas sublinhou que essa possibilidade não pode nunca significar transferir o problema de um município para o outro.

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Viana do Castelo

Empresa de Viana do Castelo cria champô sólido amigo do ambiente

Shaeco

em

Foto: Divulgação / Shaeco

A Shaeco, empresa de Viana do Castelo, criou o champô “One & Done”, um produto amigo do ambiente, vegan e cruelty free.

Cada barra de champô “One & Done”, com 115 gramas, equivale, segundo a empresa, praticamente a três champôs “normais” de 250 mililitros. “Isto porque, no fundo, quando compramos champô líquido estamos a adquirir, essencialmente, água com um agente de limpeza”, aponta a Shaeco.

“No desenvolvimento do nosso champô sólido, vegan e cruelty-free, que durou cerca de um ano, procurámos um produto de qualidade premium com um desempenho equivalente – ou melhor – que os champôs ‘tradicionais’, tanto em termos de espuma, como aroma e propriedades de limpeza’, enfatiza Vera Maia, uma das mentoras da marca.

A Shaeco tem conseguido incrementar as vendas a uma taxa mensal de 30% – número relevante num mercado reconhecidamente de nicho, e que tem a internacionalização na estratégia.

Cerca de 20% da produção da marca segue já para exportação e a tendência é de maior crescimento nessa variável, nos próximos meses.

Mas o futuro imediato será marcado por mais novidades, visto que a Shaeco tem em desenvolvimento um condicionador sólido, um sabonete de rosto e de corpo. Igualmente dentro do conceito eco-friendly.

Transporte mais amigo do ambiente

Na sua estratégia de internacionalização, a Shaeco aderiu a uma solução de expedição ambientalmente mais responsável, com o objetivo de reduzir a sua pegada de carbono, também na cadeia logística e de transporte.

“Há preocupações – graúdas – que ganham outra dimensão quando as traduzimos por miúdos. E é por isso que, de há seis meses a esta parte, depois da sua estreia no mercado de cosmética português, a Shaeco se habituou a sublinhar que um camião de transporte cheio com o seu champô sólido One & Done é equivalente a cerca de 10 a 15 camiões carregados com embalagens de champô líquido”, realça a empresa de Viana do Castelo.

A Shaeco aderiu à solução DHL GoGreen, que minimiza e/ou evita emissões de gases poluentes relacionadas com logística, desperdício e outros impactos ambientais em toda a cadeia de fornecimento.

Assim, “as rotas terrestres deste champô ecológico deixam pegadas verdes até chegar às casas dos seus clientes”, nos mercados externos onde a marca já atua e, também, naqueles que vão cruzar a sua estratégia de internacionalização (França, EUA, Espanha, Reino Unido, Suécia, Alemanha e Emirados Árabes Unidos, entre outros).

A Shaeco é uma insígnia livre de plásticos, e que usa embalagens minimalistas 100% recicladas e recicláveis (com tintas de base vegetal) e ingredientes naturais na produção (como o óleo de argão e o extrato de coco), pretendendo, assim, poupar mais agressões ao planeta. Pelo simples facto de o champô sólido conter, em média, menos 70% de água na sua produção.

Como é compacto, permite também reduzir o impacto do transporte. Daí um consumo diminuído no combustível, na borracha dos pneus, no alcatrão da estrada e, sobretudo, na neutralização de emissão de gases poluentes (como o dióxido de carbono) que provocam o efeito estufa na atmosfera, nota a empresa.

Foi, aliás, essa a razão pela qual a multinacional da logística DHL (que opera em mais de 220 países e emite cerca de 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano) lançou o programa GoGreen – um compromisso pela sustentabilidade ambiental, que tem no horizonte a meta de zero emissões em 2050.

“A Shaeco nasceu com um grande compromisso pela sustentabilidade. E fez todo o sentido estendermos esse trilho à nossa cadeia logística mais longa, a da exportação. Daí termos aderido a uma solução de expedição mais ecológica”, explica Vera Maia.

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