É esperado um sábado com “descida acentuada da temperatura máxima, aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e de “rajadas convectivas”.
São estas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o Minho, em especial “até início da manhã” e “a partir da tarde”.
Explica o IPMA que “nestas condições, formam-se nuvens de grande desenvolvimento vertical (Cumulonimbus – Cb), que podem atingir altitudes superiores a 10km”.
Ainda segundo a mesma fonte, e apesar da previsão do estado do vento ser de “fraca a moderada”, “a previsão dos fenómenos convectivos é importante” pois este tipo de nuvens “podem produzir trovoadas, aguaceiros fortes – precipitação intensa intermitente, ventos fortes e tornados”.
É ainda esperada uma descida de temperatura, sendo acentuada da máxima, não só no Minho mas também nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo.
Assim, para este sábado, podemos esperar máximas de 24ºC em Braga e de 20ºC em Viana do Castelo, com a mínima a variar entre os 14ºC e os 16ºC.
Em termos de alertas meteorológicos, encontram-se em vigor os avisos amarelos para Braga e Viana do Castelo até às 21:00 horas deste sábado, por causa da chuva, que será forte, de granizo e acompanhada de rajadas de vento conectivas, e da trovoada, que será frequente e dispersa.