Seguir o O MINHO

Futebol

Sá Pinto diz que Braga está “mentalmente fresco” e quer vencer Benfica

4.ª jornada da I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Sporting Clube (SC) de Braga, Ricardo Sá Pinto, disse este sábado que, apesar dos muitos jogos realizados, a equipa está “fresca mentalmente” e quer “muito vencer” o Benfica, no domingo, na quarta jornada da I Liga de futebol.


Os minhotos vão realizar o oitavo jogo em 24 dias, tendo jogado na quinta-feira na Rússia, onde garantiram o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, após baterem o Spartak Moscovo por 2-1.

O Braga não vence os encarnados em casa, para o campeonato, desde 2014/15, tendo somado desde então quatro derrotas, mas Sá Pinto não sente os jogadores receosos.

“Receio não sinto de parte de nenhum jogador, antes uma vontade enorme em superar esses resultados. Queríamos ter tido mais tempo para preparar este jogo, é o oitavo jogo em 24 dias, o que não nos é favorável, mas a equipa está fresca mentalmente, feliz e quer muito vencer, isso é o fundamental”, disse.

De fora ficam Tormena e Wilson Eduardo, que se lesionaram com os moscovitas, mas Pablo Santos e Murilo já estão recuperados, revelou o técnico.

Sá Pinto disse esperar um “Benfica forte, a querer impor o seu jogo, com um ritmo alto, a querer mandar”.

“É um candidato ao título, o último campeão, tem jogadores de grande qualidade, um coletivo forte, não encontro, infelizmente, pontos fracos. Vai ser muito difícil para nós, mas temos que jogar contra este adversário, temos que o respeitar, sermos humildes, mas também ambiciosos, destemidos, porque jogamos em casa, e superarmo-nos, porque queremos muito vencer”, disse.

O técnico considerou ainda que, no recente clássico na Luz, que os dragões venceram por 2-0, houve mais mérito do FC Porto do que demérito do Benfica.

“O FC Porto esteve muito bem, soube aproveitar as oportunidades que criou, e nestes jogos entre grandes equipas são os detalhes que decidem”, disse.

Ricardo Sá Pinto frisou ainda a necessidade de saber tapar os caminhos de Pizzi e Rafa.

“No último terço, sem dúvida, são os jogadores mais influentes nesta altura, mas não no jogo todo do Benfica, que tem largura, bons laterais e médios, que dão muita segurança. Não podemos dar espaço a esses jogadores, à sua criatividade, velocidade e talento que têm decidido alguns jogos”, disse.

Sobre o sorteio da Liga Europa, que determinou que o Braga tenha ficado num grupo com os turcos do Besiktas, os ingleses do Wolverhampton e os eslovacos do Slovan Brastislava, Sá Pinto disse sentir-se “muito orgulhoso” do que a equipa alcançou.

“Foi extraordinário, conseguimos o grande objetivo da época já em agosto, o que é notável, agora tudo o que pudermos acrescentar será bem vindo”, disse.

Questionado sobre se a recente convocatória do selecionador Fernando Santos podia ter incluído algum jogador do Sporting de Braga, nomeadamente Ricardo Horta e André Horta, Sá Pinto frisou que essa é uma ambição do clube e dos jogadores: “a ver vamos, pode ser que no futuro possam fazer parte.”

SC Braga, sétimo classificado, com quatro pontos, e Benfica, quinto, com seis, defrontam-se a partir das 21:00 de domingo, no Estádio Municipal de Braga.

Anúncio

Futebol

Ex-Famalicão Rafael Defendi reforça baliza do Farense

Futebol

em

Foto: DR

O guarda-redes brasileiro Rafael Defendi, ex-jogador do Famalicão, tornou-se hoje o quarto reforço do Farense para a época de regresso à I Liga portuguesa de futebol, anunciou a SAD algarvia.

“A Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD comunica que chegou a acordo com o atleta Rafael Defendi para a celebração de um contrato de trabalho com a duração de duas épocas desportivas”, revelou o clube de Faro, em comunicado divulgado nas redes sociais.

Rafael Defendi, de 36 anos, reencontrará na capital algarvia o treinador Sérgio Vieira, que o orientou na época passada em Famalicão.

O guardião teve uma primeira passagem pelo futebol português no Desportivo das Aves, em 2007/08, regressando depois ao seu país natal. Voltou em 2014 para o Paços de Ferreira, que representou até 2018, mudando-se para o conjunto famalicense.

Na época agora concluída, Defendi somou 19 partidas em todas as competições pelo Famalicão.

Defendi junta-se ao guardião Ricardo Velho, ao médio Amine Oudrhiri e ao avançado Pedro Henrique no rol de reforços já anunciados pelos algarvios, que regressam ao escalão principal após 18 anos de ausência.

Sob o comando de Sérgio Vieira, o Farense dá início aos treinos para a nova temporada esta quinta-feira, no campo Sousa Uva, no concelho vizinho de São Brás de Alportel.

Continuar a ler

Futebol

OMS diz que é “irrealista” ter eventos desportivos com grandes multidões

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje de “irrealista” a possibilidade de realização de eventos desportivos com grandes multidões em países mais atingidos pela pandemia de covid-19.

O diretor de emergências do organismo, Michael Ryan, considerou que, a acontecer, poderia ser “desastroso”: “É muito pouco realista pensar que em países com transmissão local veremos grandes encontros, como este ano”.

De acordo com Michael Ryan, “não é possível prever o regresso de 40.000, 50.000 ou 60.000 pessoas” a um recinto de jogos, sublinhando que “o risco não é apenas de estar no estádio, mas também nas deslocações em transportes públicos”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.740 pessoas das 51.848 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Benfica regressa com exames médicos no sábado e já treina na segunda-feira

Futebol

em

Foto: Twitter / Benfica

A equipa de futebol do Benfica regressa ao trabalho para a época 2020/21 no sábado, uma semana depois de terminar a anterior época, com a derrota na final da Taça de Portugal, confirmou hoje o clube da Luz.

Na ‘newsletter’ diária, é confirmado que o plantel ‘encarnado’ realizará exames médicos no sábado, testes físicos no domingo e que os treinos arrancam na segunda-feira, já às ordens do treinador Jorge Jesus, oficializado por dois anos há dois dias.

A necessidade de iniciar trabalho mais cedo surge em resultado do segundo lugar na I Liga, com o Benfica a ter de disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no que será o primeiro jogo da época, em 15 ou 16 de setembro.

Desta vez, e face às restrições de calendário impostas pela covid-19, a terceira pré-eliminatória será a um único jogo e o sorteio acontecerá em 31 de agosto, um dia antes do sorteio do ‘play-off’.

Caso ultrapasse a terceira ronda preliminar, o Benfica chegará então ao ‘play-off’, já a duas mãos (15 ou 16 de setembro e 22 ou 23 de setembro), numa época em que já está definido que o início da I Liga será no fim de semana de 20 de setembro.

Os russos do Krasnodar, ‘carrascos’ na mesma fase do FC Porto em 2019/20, e os franceses do Rennes são dois dos possíveis adversários do Benfica na terceira pré-eliminatória.

Jorge Jesus regressa a um cargo que ocupou entre 2009/10 e 2014/15, período em que conquistou 10 títulos, nomeadamente, três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco edições da Taça da Liga.

Continuar a ler

Populares