Seguir o O MINHO

Futebol

Sá Pinto alerta que eliminação do Sporting “é um aviso” para o Braga

O jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal está marcado para as 20:45 de sábado, no Estádio do Leça, em Leça da Palmeira

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Sporting Clube (SC)de Braga, Ricardo Sá Pinto, disse esta sexta-feira que a derrota do Sporting diante do Alverca serve de “aviso” para o jogo de sábado com o Leça, da Taça de Portugal de futebol.

Questionado sobre se o Braga é candidato a chegar à final da prova, o técnico frisou que, de momento, o “objetivo é ganhar ao Leça”, equipa que milita na Série B do Campeonato de Portugal, o mesmo escalão do Alverca, que na quinta-feira eliminou o detentor do troféu, o Sporting, por 2-0.

“Sem dúvida que é um aviso para todos. Já o tinha dito na Taça da Liga, quando jogámos com o Penafiel: hoje em dia não há jogos fáceis, acabaram há muito tempo. Este é de uma competição diferente, frente a uma equipa de uma divisão diferente, mas que está supermotivada e que, depois do que aconteceu em Alverca, acredita que pode ser feliz”, disse.

Para contrariar o adversário, os jogadores do Sporting de Braga têm que ser “sérios, rigorosos, determinados, concentrados e humildes”. “Temos que respeitar este adversário”, frisou.

Sá Pinto elogiou o Leça, que está em segundo lugar na sua série, dizendo esperar uma equipa “que vai procurar defender bem e explorar um ou outro erro” do Braga.

“É uma equipa com bons jogadores e que até tem internacionais, como o Pecks, por Cabo Verde, e que há até pouco tempo atuava na I Liga, e tem outros jogadores com experiência, como Nelsinho, Van Zeller, tem ainda o Prazeres e o Adilson, que é muito rápido. Temos que estar concentrados porque é uma equipa que não vai parar de acreditar até construirmos um resultado que nos permita ter uma vitória segura”, disse.

Ricardo Sá Pinto disse que o estado do relvado, aliado às más condições climatéricas previstas para sábado (chuva), o preocupam, mas frisou que a equipa tem que saber “contornar” essas circunstâncias.

O treinador revelou ainda que, “provavelmente”, vai fazer algumas alterações no ‘onze’, lembrando “o ciclo muito exigente de sete jogos em 21 dias” que se avizinha.

“Todos vão ser precisos e todos são importantes, os que jogam mais e os que jogam menos. Se calhar, não posso ser justo com todos, mas peço-lhes que não deixem de trabalhar e acreditar que podem ser úteis, num ciclo destes é fundamental que todos possam estar disponíveis para ajudar”, disse.

Tiago Sá, Wallace, Raul Silva já estão aptos e o único lesionado do plantel bracarense é o defesa central Tormena.

O jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal está marcado para as 20:45 de sábado, no Estádio do Leça, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Anúncio

Futebol

José Gomes confirmado como novo treinador do Marítimo

Técnico já passou pelo Moreirense

em

Foto: DR / Arquivo

José Gomes é o novo treinador do Marítimo, sucedendo a Nuno Manta Santos, anunciou hoje o clube madeirense, que ocupa o 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico, de 49 anos, regressa a Portugal, acompanhado do adjunto Jorge Mendonça, depois da passagem pelo Rio Ave, clube que deixou a meio da época 2018/19, para rumar ao Reading e garantir a manutenção da equipa no segundo escalão do futebol inglês.

A permanência em Inglaterra chegou ao fim em outubro, devido aos maus resultados, com o Reading a conquistar apenas três vitórias em 14 jogos.

José Gomes também já treinou o Al Taawon e o Al-Ahli Jeddah, na Arábia Saudita, o Baniyas, nos Emirados Árabes Unidos, e os húngaros do Videoton, enquanto no futebol português orientou Desportivo das Aves, Moreirense, União de Leiria, Leixões e Paços de Ferreira.

Na carreira no novo técnico do Marítimo destaca-se também o trabalho com Jesualdo Ferreira no Benfica, FC Porto, nos espanhóis do Málaga e nos gregos do Panathinaikos.

José Gomes chega ao Marítimo numa altura em que os insulares não ganham há sete jogos, quatro dos quais para campeonato, no qual ocupam a 14.ª posição, com 11 pontos, apenas três acima da zona de despromoção, tendo sido eliminados na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

A estreia do novo treinador ‘verde rubro’ é uma deslocação ao Estádio da Luz, frente ao Benfica, campeão nacional e líder isolado da I Liga, em 30 de novembro (18:00), para a 12.ª jornada da prova.

Continuar a ler

Futebol

Euro2020: Portugal recebe Lituânia e espreita o apuramento no Algarve

Jogo agendado para as 19h45

em

Foto: Divulgação / FPF

Portugal defronta hoje, no Algarve, a Lituânia, num encontro em que se vai apresentar com algumas baixas, mas em que pode já fazer a festa do apuramento para a fase final do Euro2020 de futebol.

Caso vença os lituanos e, à mesma hora, em Belgrado, a Sérvia não consiga bater o Luxemburgo, a seleção nacional carimba o segundo lugar do Grupo B e qualificação para uma competição em que pela primeira vez terá o estatuto de detentor do título.

Se isso acontecer, Portugal garante a oitava presença em fases finais de Europeus, a sétima consecutiva, e a sua 10.ª fase final seguida, contabilizando com Campeonatos do Mundo.

Mesmo com várias ausências, como Pepe, Nelson Semedo, William Carvalho, João Mário, Gonçalo Guedes e João Félix, Portugal é claro favorito a vencer a Lituânia, última classificada do agrupamento, com apenas um ponto, naquele que será o primeiro duelo oficial entre as duas nações em solo luso.

Cristiano Ronaldo, que recentemente chegou a ter alguns problemas físicos na Juventus, está sem limitações e tem lugar certo no ‘onze’ titular de Fernando Santos.

No primeiro duelo no grupo, Portugal foi a Vilnius golear por 5-1, com quatro golos de Ronaldo e um de William Carvalho.

O Portugal-Lituânia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do francês Ruddy Buquet. Três dias depois, os campeões europeus jogam no Luxemburgo, na despedida do Grupo B.

O grupo é liderado pela Ucrânia (19 pontos, em sete jogos), seguido por Portugal (11, em seis), Sérvia (10, em seis), Luxemburgo (quatro, em seis) e Lituânia (um, em sete).

Continuar a ler

Futebol

Nuno Manta Santos é o novo treinador do Desportivo das Aves

Ex-Marítimo

em

Foto: Facebook

O treinador Nuno Manta Santos, que abandonou na segunda-feira o comando técnico do Marítimo, vai orientar o Desportivo das Aves até junho de 2021, oficializou hoje o lanterna-vermelha da I Liga de futebol.

“Nuno Manta Santos é o novo treinador do Clube Desportivo das Aves. O técnico rubricou um contrato válido até junho de 2021 e já iniciou funções e orientou a treino da equipa nesta tarde. A acompanhá-lo estarão José Lemos (treinador adjunto) e Paulo Santos (treinador de guarda-redes)”, lê-se no comunicado publicado pelos avenses no ‘site’ oficial.

Nuno Miguel Manta Ribeiro dos Santos, de 41 anos, chega à Vila das Aves dois dias depois de ter rescindido com o Marítimo, clube no qual iniciou a época e cumpriu onze jornadas para o campeonato, deixando os insulares na 14.ª posição, com 11 pontos.

O treinador natural de Santa Maria da Feira sucede a Leandro Pires, que assumiu interinamente o plantel avense após a saída de Augusto Inácio, dispensado em 21 de outubro, na sequência do afastamento na terceira eliminatória da Taça de Portugal diante do Farense (5-2), da II Liga.

Leandro Pires, de Viana do Castelo, acumulou três derrotas consecutivas nas visitas ao Belenenses SAD (3-2) e ao FC Porto (1-0), bem como na receção ao Gil Vicente (2-1), e vai regressar ao comando da equipa sub-23, que na época passada conquistou a Liga e a Taça Revelação.

Na terceira experiência no escalão máximo do futebol português, após a estreia ao leme do Feirense entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2019, Nuno Manta Santos vai procurar evitar a descida do Desportivo das Aves, que ocupa o último lugar da I Liga, com apenas três pontos, a cinco da ‘linha de água’.

Arredado das duas taças nacionais, o emblema do concelho de Santo Tirso perdeu os últimos dez encontros para todas as competições e não vence desde 18 de agosto, quando bateu em casa o Marítimo (3-1), na segunda ronda do campeonato.

A estreia de Nuno Manta Santos está agendada para 30 de novembro, na deslocação do Desportivo das Aves ao terreno do Moreirense, em duelo da 12.ª jornada da I Liga.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares