Seguir o O MINHO

Braga

S. Vicente: Palestra no Centro Cívico aborda a menopausa

em

A menopausa manifesta-se nas mulheres entre os 45 e os 55 anos de idade. Contudo, e segundo estudos existentes, existe cerca de 1 por cento de mulheres que têm uma menopausa precoce e manifesta-se por volta dos 40 anos de idade. Estas e outras conclusões foram ouvidas no decorrer de uma palestra cuja temática geral foi “Envelhecer para a Vida”, da responsabilidade da farmácia Lima e com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Vicente.

Crisbety Pinho, médica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, referiu igualmente que são várias as manifestações da menopausa a começar pelos sintomas vasomotores, nomeadamente suores e afrontamentos, responsáveis por cerca de 60 por cento dos casos. Para além deste sintoma, existem ainda as mudanças repentinas de humor e os distúrbios. Os sintomas precoces centram-se nas insónias, irregularidades menstruais e também nas alterações de humor. As manifestações tardias da menopausa podem acontecer com carências de estrogénios, problemas cutâneos, problemas genitais e urinários, problemas neurológicos (alzheimer, por exemplo), problemas cardiovasculares e osteoporose.

Em relação às medidas gerais a adoptar, para além das análises regulares, os especialistas recomendam dieta alimentar, evitar bebidas alcoólicas, exercício físico regular e suplementos de cálcio e vitamina D. Existem igualmente inúmeros medicamentos que ajudam na patologia.

Para melhorar a qualidade de vida, os clínicos recomendam o acompanhamento com exames médicos periódicos, controlo analítico anual, ecografias ginecológicas, mamografias e densometrias ósseas. A palestra terminou com uma sessão de perguntas à mesa.

Esta terceira sessão do 3º ciclo de conferências “Envelhecer para a Vida” é uma iniciativa da farmácia Lima à qual a Junta de Freguesia de S. Vicente se associou. A representar a autarquia local esteve Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura. Em representação da farmácia esteve Ana Sá.

A sessão terminou com uma atuação do Grupo de Cavaquinhos dos Reformados do Centro Histórico.

“Esta agremiação mostra-se sempre disponível para apoiar as atividades onde está envolvida a Junta de Freguesia de S. Vicente. Cantaram cerca de uma dezenas de músicas bem populares e do agrado da plateia. No final, foram fortemente aplaudidos”, refere a Junta de Freguesia de S. Vicente.

Em paralelo com as conferências, a farmácia Lima disponibiliza nas suas instalações rastreios cardiovasculares e mini-faciais gratuitos.

A última sessão do terceiro ciclo de conferências “Envelhecer para a Vida”, no próximo dia 23 de outubro, terá como temática geral “O papel do farmacêutico na 3ª idade”. Serão palestrantes Ana Sá e Ricardo Pereira, farmacêuticos da entidade organizadora.

Populares