Seguir o O MINHO

Braga

S. Vicente: Junta de Freguesia já tem Gabinete de Inserção Profissional

em

A Junta de Freguesia de S. Vicente já tem a funcionar nas suas instalações o Gabinete de Inserção Profissional (GIP).

Este gabinete, que é fruto de uma parceria entre esta autarquia local e a Ascredno (Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró,  funciona de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas e tem como responsável a Rita Costa.

O atendimento, preferencialmente por marcação, decorre às terças e quartas-feiras entre as 14 e as 17 horas. Os interessados devem agendar o seu atendimento através do contacto telefónico da Junta de Freguesia de S. Vicente ou pessoalmente, nas suas instalações.

O GIP faz parte de uma rede de gabinetes promovidos por entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, credenciadas para prestar apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Estes gabinetes, em estreita colaboração com os Centros de Emprego, desenvolvem atividades de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo, divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional do espaço europeu e apoio à inscrição online dos candidatos e emprego.

Os GIP promovem ainda ações previstas no eixo 1 -Emprego, formação e qualificação do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – (CLDS+): informação sobre o conteúdo e abrangência de alguns serviços e apoios em matéria de segurança social.

Segundo comunicado da Junta de Freguesia de S. Vicente, “os desempregados beneficiam de um vasto leque de atividades que os GIP podem desenvolver, nomeadamente na informação profissional para jovens e adultos desempregados, na procura ativa de emprego, no acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional e na motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado que facilitem a inserção no mercado de trabalho”.

Para Jorge Pires, presidente da Junta de Freguesia, “esta parceria, uma das muitas que o nosso executivo já promoveu, reflete bem a nossa prioridade no apoio e acompanhamento do percurso dos jovens e adultos desempregados até à sua eventual colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Sabemos que não é fácil, mas a Junta de Freguesia existe e está lá para ajudar as pessoas nestes momentos mais complicados da vida. Abraçamos desde logo esta parceria uma vez que ela se insere nos parâmetros traçados pela gestão do executivo que lidero que é o apoio aos nossos fregueses mais carenciados”, destacou o autarca.

Para breve está prevista a abertura oficial do gabinete de Recrutamento e Mobilização do Exército Português, instalado na sede da Junta de Freguesia de S. Vicente.

Populares