Arquivo

Rússia qualifica como “ato hostil” decisão de impedir voo de ministro

Guerra
Rússia qualifica como "ato hostil" decisão de impedir voo de ministro

A Rússia qualificou hoje como um “ato hostil” a decisão de três países europeus de fecharem o seu espaço aéreo ao avião do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, impedindo-o de visitar a Sérvia.

“Tais atos hostis contra o nosso país são capazes de causar certos problemas (…), mas não podem impedir a nossa diplomacia de continuar o seu trabalho”, disse o porta-voz do Kremlin (Presidência), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.

Peskov disse que as ações do Ocidente “não poderão interferir significativamente com a continuação dos contactos” entre a Rússia e “países amigos como a Sérvia”, segundo a agência russa TASS.

A imprensa sérvia e fontes diplomáticas russas disseram que a visita de Lavrov à Sérvia foi cancelada porque a Bulgária, a Macedónia do Norte e o Montenegro recusaram-se a permitir que o avião do ministro russo sobrevoasse o seu espaço aéreo a caminho de Belgrado.

Lavrov é um dos altos funcionários russos alvo das sanções ocidentais impostas à Rússia pela sua invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Numa conferência de imprensa em Moscovo, Lavrov disse tratar-se de uma “decisão sem precedentes de alguns membros da NATO”.

Lavrov deveria visitar a Sérvia hoje e na terça-feira, para contactos com o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, com o seu homólogo Nikola Selakovic e com o patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Porfírio.

Vucic confirmou hoje que a visita foi cancelada, mas sem especificar os motivos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Futuras instalações da pj de braga vão permitir ter mais investigadores

Futuras instalações da PJ de Braga vão permitir ter mais investigadores

Próximo Artigo
Mai faz balanço positivo do plano de contingência nos aeroportos

MAI faz balanço positivo do plano de contingência nos aeroportos

Artigos Relacionados