Seguir o O MINHO

I Liga

Rússia pede informações a Portugal sobre ‘pirata’ informático Rui Pinto

Alegado hacker

em

Foto: DR

As autoridades russas enviaram uma carta rogatória à justiça portuguesa para obter informações sobre o ‘pirata’ informático Rui Pinto, confirmou hoje a Procuradoria Geral da República (PGR) em resposta à agência Lusa.

“Confirma-se a receção, muito recentemente, de uma carta rogatória [instrumento jurídico de cooperação entre dois países] da Federação Russa”, disse fonte da PGR à agência Lusa.

Ao contrário das autoridades belgas, francesas ou holandesas que desejam colaborar com Rui Pinto para avançar as suas investigações, particularmente em casos de evasão fiscal, as autoridades russas acusam-no de várias infrações, de acordo com a comunicação social portuguesa.

Rui Pinto foi detido na Hungria e chegou a Portugal em 21 de março, com base num mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Na base do mandado estão acessos ilegais aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.

O colaborador do Football Leaks terá entrado, em setembro de 2015, no sistema informático da Doyen Sports, com sede em Malta, e é também suspeito de aceder ao endereço de correio eletrónico de membros do Conselho de Administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD ‘leonina’.

No período em que esteve detido na Hungria, Rui Pinto assumiu ser uma das fontes do Football Leaks, plataforma digital que tem denunciado casos de corrupção e fraude fiscal no universo do futebol, no âmbito dos quais estava a colaborar com autoridades de outros países, nomeadamente, França e Bélgica.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Futebol

Borja apto no Sporting para receção ao Vitória

31.ª jornada da I Liga

em

Foto: Divulgação

O defesa colombiano Cristián Borja treinou hoje sem limitações no Sporting e pode ser opção para a receção de sábado ao Vitória, em encontro da 31.ª jornada da I Liga de futebol.

De acordo com o site oficial dos ‘leões’, o jogador de 26 anos já está totalmente recuperado de uma entorse no joelho direito e trabalhou sem limitações, junto do plantel ‘leonino’, na Academia de Alcochete.

Borja, que chegou ao Sporting em janeiro, na reabertura do mercado de transferência, lesionou-se frente ao Rio Ave (3-0), em 07 de abril, e falhou os embates com Desportivo das Aves (3-1) e Nacional da Madeira (1-0).

O médio argentino Rodrigo Battaglia, a recuperar de lesão grave, continua ausente.

Na quarta-feira, o plantel do Sporting cumpre um dia de folga e volta a treinar na quinta-feira, às 10:30, à porta fechada, igualmente na Academia de Alcochete.

O Sporting-Vitória SC está agendado para sábado, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Continuar a ler

Futebol

Benfica marca meia dúzia antes de visitar Braga – resumo

30.ª jornada da I Liga

em

O Benfica venceu hoje à noite, por 6-0, no encerramento da 30.ª jornada da I Liga de futebol, no seu estádio, perante o Marítimo.

Os benfiquistas, que na próxima jornada visitam o SC Braga, entraram praticamente a ganhar, com um golo de João Félix logo aos três minutos, tendo o jovem feito o ‘bis’ aos 64, isto já depois de Pizzi ter ampliado no arranque da segunda parte (49). Depois, entraram em ação dois argentinos, tendo Franco Cervi ‘bisado’, aos 71 e 88, e Salvio fechado a contagem, aos 90.

Com este triunfo, o Benfica fecha a jornada 30 na liderança com 75 pontos, os mesmos que o FC Porto, segundo classificado, enquanto o Marítimo é 12.º com 33, mais cinco do que o Desportivo de Chaves, a primeria equipa abaixo da linha de despromoção.

Continuar a ler

Futebol

“Sabíamos que neste percurso íamos dar algum trambolhão”

30.ª jornada da I Liga

em

Foto: DR

Declarações dos treinadores do Moreirense e Desportivo de Chaves, após jogo a contar para a 30.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol que terminou com a vitória dos flavienses por 1-0:

– Ivo Vieira (treinador do Moreirense): “Há dias que se perde oportunidades e dias que se ganha consistência. Por isso é que se chama futebol e é um desporto tão bonito.

Faltou-nos fazer golos. Encontrámos um Chaves a fazer pela vida e que acarreta muitas dificuldades aos clubes que estão um pouco acima na tabela.

Os meus jogadores lutaram muito, debaixo de um calor intenso, mas o calor esteve para os dois lados. Não é por aí. Houve sacrifício e ideia de jogo em campo.

A diferença está na eficácia. O Chaves fez um golo. Tenho de dar os parabéns ao Chaves e dar uma palavra aos nossos adeptos, que tiveram um comportamento fantástico.

Vamos continuar a lutar para manter esta posição [quinto lugar]. Sabíamos que neste percurso íamos dar algum trambolhão”.

Hoje o jogo não nos correu de feição. Se virmos a quantidade de oportunidades para os dois lados, se calhar o resultado podia ser diferente. Mas, temos de respeitar quem luta pela vida e o Chaves fez um golo e conseguiu”.

– José Mota (treinador do Desportivo de Chaves): “É um resultado positivo, conseguimos a vitória.

Mas, antes de mais, tenho de dar os parabéns ao Moreirense pelo campeonato que tem feito. Merecem este quinto lugar porque jogo após jogo tem sabido ultrapassar as dificuldades. Hoje mostrou o porquê deste quinto lugar.

Criou-nos muitas dificuldades. Tentámos explorar espaços concedidos. Tivemos algumas oportunidades.

Fomos uma equipa solidária. O sacrifício e a união do grupo foram muito importantes num momento em que a equipa luta pela manutenção.

A força das pessoas que vieram de Chaves também é muito importante. Conseguimos um golo muito importante e um resultado muito importante antes das próximas quatro finais”.

Continuar a ler

Populares