Seguir o O MINHO

Guerra na Ucrânia

Rússia e Coreia do Norte vão expandir relações

Política

em

Foto: DR / Arquivo

A Rússia e a Coreia do Norte preparam-se para expandir as suas relações bilaterais, segundo revelou a agência de notícias KCNA, estatal de Pyongyang, esta segunda-feira.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá dito ao governante norte-coreano Kim Jong-un, que os dois países “expandiriam as relações bilaterais abrangentes e construtivas com esforços comuns”.

Recorde-se que Kim Jong-un e Putin firmaram um acordo de cooperação em 2019 num encontro entre os dois líderes, e esta expansão será baseada naquele tratado. Em julho deste ano, a Coreia do Norte reconheceu duas “repúblicas populares” ocupadas pela Rússia no leste da Ucrânia como estados independentes.

Desta vez, Putin endereçou uma carta Jong-un destacando que a proximidade seria do interesse dos dois países e ajudaria a fortalecer a segurança e a estabilidade na península coreana e na região Nordeste da Ásia.

O norte-coreano respondeu lembrando que a amizade entre os dois países nasceu na Segunda Guerra Mundial com a vitória sobre o Japão.

A “cooperação estratégica e táctica, apoio e solidariedade” entre os dois países desde então atingiu um novo nível nos seus esforços comuns para frustrar ameaças e provocações de forças militares hostis, acrescentou.

Embora a KCNA não identifique as “forças hostis” a que se referia, normalmente usa esse termo para se referir aos Estados Unidos e os seus aliados.

EM FOCO

Populares