Arquivo

Rússia cortou fornecimento de eletricidade à Finlândia na noite passada

Guerra
Rússia cortou fornecimento de eletricidade à finlândia na noite passada

O fornecimento de eletricidade da Rússia à Finlândia terminou na noite passada, depois da suspensão ter sido anunciada na sexta-feira pelo exportador, disse hoje à agência France Press (AFP) um responsável do operador finlandês.

A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia, a RAO Nordic, anunciou na sexta-feira que ia suspender o fornecimento às 00:00, alegando falta de pagamento, numa altura em que a Finlândia anunciou a sua candidatura à NATO.

As exportações da Rússia para a Finlândia “estão a zero atualmente, desde a meia-noite [22:00 em Lisboa], como anunciado”, disse à AFP Timo Kaukonen, responsável de operações da Fingrid, o operador do abastecimento elétrico finlandês.

Segundo a mesma fonte, o abastecimento está equilibrado graças a importações da Suécia.

A RAO Nordic Oy, com sede em Helsínquia, e que detém a empresa russa InterRAO, disse em comunicado na sexta-feira que não recebe pagamentos pela eletricidade fornecida à Finlândia desde 06 de maio, alegando a falta de meios financeiros para continuar a receber eletricidade importada da Rússia.

Principal importador de eletricidade da Rússia para os mercados nórdicos, a RAO Nordic opera na União Europeia desde 2002.

Na sequência do anúncio do corte de fornecimento de eletricidade, a operadora da rede elétrica finlandesa, a Fingrid, garantiu que pode prescindir das importações de energia da Rússia sem dificuldade, importando um pouco mais da Suécia e da Noruega.

A Finlândia importava até agora da Rússia cerca de 10% da sua eletricidade.

O corte de fornecimento ocorre num cenário de crescente tensão entre Moscovo e Helsínquia, que anunciou esta semana a intenção de aderir à NATO, uma decisão de imediato criticada pelo Kremlin, que ameaçou com retaliações.

Na quinta-feira, a Finlândia, que tem uma longa fronteira com a Rússia, anunciou o desejo de passar a integrar a NATO, devendo formalizar o pedido de adesão no domingo, que será anunciado em conferência de imprensa pelo presidente Sauli Niinistö e a primeira-ministra Sanna Marin.

O Kremlin já disse que a entrada da Finlândia na NATO constituiu uma ameaça e que será forçada a “tomar medidas recíprocas, tecno-militares e outras”, para responder ao que considera ser uma “ameaça à segurança nacional”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Serviços prisionais excluem envolvimento de terceiros na morte de joão rendeiro

Serviços prisionais excluem envolvimento de terceiros na morte de João Rendeiro

Próximo Artigo
Bloco de esquerda mantém voto contra na votação final global do oe2022

Bloco de Esquerda mantém voto contra na votação final global do OE2022

Artigos Relacionados