Seguir o O MINHO

Braga

Rui Vieira de Castro reeleito reitor da Universidade do Minho

Com 65% dos votos

em

Foto: Divulgação / UMinho

Rui Vieira de Castro foi reeleito reitor da Universidade do Minho, para o período 2021-2025. O professor catedrático do Instituto de Educação ganhou a Carla Calheiros Carvalho, esta quarta-feira, com 65% dos votos dos membros do Conselho Geral. O resultado da eleição será enviado ao Conselho de Curadores da Fundação da UMinho para homologação e, posteriormente, comunicado ao ministro da tutela. A tomada de posse está prevista para o dia 29 de novembro.

O programa de ação de Rui Vieira de Castro assenta em oito agendas: a transformação da educação; a qualidade da investigação e da inovação; a promoção da cultura e o desenvolvimento do território; o reforço da internacionalização; a qualidade institucional e a simplificação administrativa; a qualidade de vida nos campi e o bem-estar; a estabilidade e a autonomia financeiras; e a reforma institucional. Reforçar a autonomia das unidades orgânicas e garantir a coesão institucional, promovendo o desenvolvimento estratégico da Universidade, são apostas claras para os próximos quatro anos, em simultâneo com a simplificação administrativa, na procura permanente da transparência e do rigor de gestão, assente na pública prestação de contas.

Na sua equipa, Rui Vieira de Castro vai ter os vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território) e os pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).

A UMinho – que conta com mais de 19.500 alunos, 1.400 professores e investigadores e cerca de 700 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão – continua assim a ter um reitor formado na própria Universidade. Rui Vieira de Castro, nascido em Caldas de Vizela há 63 anos, é licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho. Após uma curta experiência como docente do ensino secundário, ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. Nesta instituição foi vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação e, nos últimos quatro anos, reitor.

Lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Foi consultor do Ministério da Educação e dirigiu vários projetos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística e diretor da Revista Portuguesa de Educação. É atualmente presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE).

Populares