Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Rui Rio diz estar “tudo em aberto” sobre regionalização ou descentralização

Líder do PSD esteve em Arcos de Valdevez na tomada de posse da concelhia local

em

Foto: DR

O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje estar “tudo em aberto” sobre a regionalização ou descentralização do país e que só em julho será conhecida a proposta da comissão criada no parlamento para estudar a matéria.

“Não é líquido que seja regionalização ou que não seja. Está tudo em aberto. Também não foi dito para que não seja”, disse o líder social-democrata em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

Rui Rio, que falava na tomada de posse da concelhia local do PSD, disse que é preciso aguardar pelo trabalho dessa comissão.

“Está em funcionamento uma comissão no seio da Assembleia da República, ao abrigo do acordo que assinámos. Estão representados todos os partidos, à exceção do PCP, e essa comissão irá produzir, até julho, um anteprojeto de lei [e] aí sim surgirá uma proposta de como descentralizar o país”, sustentou.

Segundo Rio, a missão dessa comissão “não é necessariamente a regionalização, mas uma descentralização”.

“Indicar a melhor maneira de nós descentralizarmos e, em parte, desconcentrarmos um país que, como sabemos, está extremamente centralizado em torno da sua capital. Aquilo que queremos é descentralizar uma parte para as autarquias locais que já está a andar não da melhor maneira, reconheça-se, mas que está andar e que esperamos que, até as próximas autárquicas, o Governo consiga fazer direito. Se calhar já nem vai ser este Governo, será outro de cor diferente”, disse.

“Relativamente à descentralização para o setor subnacional está justamente a comissão a estudar a forma como se pode fazer.”, adiantou.

Em Arcos de Valdevez, Rui Rio presidiu à cerimónia de tomada de posse da comissão política de secção e assembleia de secção locais. A presença na sessão, onde estiveram cerca de 600 militantes e simpatizantes, foi a primeira enquanto líder do PSD àquele concelho do Alto Minho, onde obteve 452 dos 602 votos nas eleições diretas para a liderança do partido.

Nas eleições concelhias de 19 de janeiro, a que concorreu apenas a lista liderada pelo atual presidente da estrutura, Hélder Barros, participaram 51% dos militantes de um universo de 343 com quotas em dia.

Hélder Barros foi reconduzido para o segundo mandato na concelhia local, uma das maiores do distrito que tem com cerca de 1.100 militantes.

Após a cerimónia de tomada de posse teve lugar o jantar de Ano Novo, com a presença do secretário-geral do PSD, José Silvano.

Anúncio

Arcos de Valdevez

Rojões e papas de sarrabulho regressam às mesas dos restaurantes em Arcos de Valdevez

Arcos à Mesa

em

Foto: DR/Arquivo

O concelho de Arcos de Valdevez vai ser palco, no fim de semana, da iniciativa Arcos à Mesa que leva envolve restaurantes do concelho na promoção dos rojões e das papas de sarrabulho.

Trata-se de um dos principais pratos da gastronomia daquele concelho, “muito procurado e apreciado nesta época do ano e intimamente ligado à matança do porco”.

A iniciativa inclui a doçaria tradicional, com destaque para Charutos dos Arcos, recentemente eleitos uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, e o vinho verde produzidos na região.

O programa de animação engloba uma “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, uma visita guiada a quintas de vinho verde do concelho, bem como provas de vinhos, animação musical com a atuação de rusgas, da Orquestra Microsom, no Campo do Trasladário, teatro e visitas à Porta do Mezio.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Primeira corrida assombrada marcada para dia 31

Até ao Paço de Giela.

em

Foto: DR/Arquivo

Arcos de Valdevez vai ser palco no dia 31 da primeira edição da “Corrida Assombrada”, promovida pela Academia Desportiva de Arcos de Valdevez em parceria com a Câmara local.

Em comunicado, hoje enviado à imprensa, aquela autarquia adiantou que a corrida, gratuita mas sujeita a inscrição prévia, começa às 21:00, com saída do Jardim dos Centenários (junto à Casa das Artes/Biblioteca Municipal).

Os participantes irão realizar um percurso de cerca de seis quilómetros pelas ruas de Arcos de Valdevez até ao Paço de Giela.

“A andar ou a correr, os participantes terão à sua espera muito divertimento e boa disposição, algumas zonas de espetáculo, para comemorar o Halloween”, adianta o município que apela aos participantes para trajar a rigor.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Condutor sai praticamente ileso após queda de 150 metros em Arcos de Valdevez

Jovem de 19 anos

em

Foto: Filipe Guimarães

Um homem saiu com ferimentos apenas ligeiros após uma queda numa ravina de 150 metros, este sábado, em Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.

O acidente ocorreu na estrada de acesso aos lugares de Porto Cova e Padrão.

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

A vítima, um jovem de 19 anos natural de Aboím das Choças, Arcos de Valdevez, foi resgatado e trabsportado para o Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, segundo o Jornal de Notícias.

Estiveram no local nove operacionais com três viaturas dos Bombeiros locais, a equipa SIV do INEM sediada em Arcos de Valdevez. A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Populares