Rui Reininho, Glockenwise e Putan Club atuam no triciclo em Barcelos

De outubro a dezembro
Glockenwise. Foto: Renato Cruz Santos

O triciclo, ciclo de concertos promovido pelo Município de Barcelos, regressa para mais três meses de música com concertos no Paço dos Condes de Barcelos, na Igreja do Terço, na sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos e no Theatro Gil Vicente. Entre outubro e dezembro, estes espaços vão receber o concerto de pré-apresentação do novo disco dos Glockenwise, o projeto a solo de Rui Reininho (vocalista dos GNR) e o regresso a Portugal dos míticos Putan Club.

A abrir a programação, em 07 de outubro, o duo franco-italiano Putan Club apresenta-se ao vivo no Paço dos Condes de Barcelos. É o regresso a Portugal da banda com uma sonoridade industrial, que é conhecida pelos potentes concertos ao vivo. Já a 20 de outubro, a Igreja do Terço recebe o duo de cordas Colectores, que junta os instrumentos de cordas do músico português Pedro João (cavaquinho) e do italiano Doc Rossi (mandocello).

Em novembro, o triciclo atravessa para a margem esquerda do Cávado e apresenta Glockenwise na sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos. O concerto está marcado para 04 de novembro e serve de pré-apresentação do novo disco da banda barcelense, que irá ser lançado no início de 2023. A noite termina ao som do ‘DJ set’ da dupla Raio de Sol, composta por André Simão e Tiago Lopes.

No último mês do ano, Rui Reininho estreia-se em nome próprio em Barcelos. O vocalista dos GNR revela a sua face mais experimental, à boleia do disco “20.000 Éguas Submarinas”, editado em 2021. Para além de Rui Reininho, o concerto terá em palco figuras ligadas à histórica banda portuense GNR, como Paulo Borges (sintetizadores) e Alexandre Soares (guitarra elétrica). O barcelense Pedro Oliveira será o responsável pela bateria e percussões no concerto que terá lugar no Theatro Gil Vicente, a 02 de dezembro. O ciclo de concertos encerra no Theatro Gil Vicente, a 16 de dezembro, com a jovem banda Ocenpsiea, que percorre caminhos entre o jazz e o hip-hop, estando a promover o mais recente trabalho “Oceano-Mar” (2021).

Triciclo junta artistas barcelenses a crianças com necessidades educativas especiais

Ao abrigo do programa de serviço educativo do triciclo, quatro artistas barcelenses vão desenvolver uma residência artística com a associação local Amar 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento.

De acordo com o coletivo de artistas, “o objetivo passa por abordar as expressões artísticas como um caminho que ajude as crianças com necessidades educativas especiais a vivenciar diferentes formas de expressão”. Serão valorizadas as suas experiências, capacidades e modos de expressão únicos e pessoais, com o intuito de romper barreiras e permitir que ultrapassem os seus limites.

A residência artística promovida pelo triciclo será orientada pelos barcelenses Tiago Rosendo, Patrícia Sousa, Ricardino Lomba e Ricardo Falcão, tendo a apresentação ao vivo marcada para 19 de novembro, no Theatro Gil Vicente.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x