Seguir o O MINHO

Guimarães

Rui L. Reis preside a instituto de investigação da UMinho

I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos

em

Foto: Divulgação / UMinho

O professor catedrático Rui L. Reis toma posse, esta quarta-feira,  como presidente do I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho. A cerimónia conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e tem início pelas 17h00, no auditório do I3Bs, situado no AvePark, em Barco, Guimarães.

Nascido há 55 anos no Porto, Rui L. Reis doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros pela UMinho, na qual foi vice-reitor e é atualmente diretor do grupo de investigação 3B’s, que fundou há 23 anos, diretor do laboratório associado ICVS/3B’s e do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (EXPERTISSUES). Tem mais de 1.575 publicações, listadas no ISI Web Of Knowledge, e 125 patentes, que originaram várias empresas, e gere projetos que superam os 45 milhões de euros de financiamento.

Possui inúmeras distinções, como o Prémio Internacional UNESCO de Investigação em Ciências da Vida, o Harvey Engineering Research Award, atribuído pela Institution of Engineering and Technology, o Jean Leray Award, o George Winter Award e ainda o prémio Klaas De Groot, todos atribuídos pela Sociedade Europeia de Biomateriais, o Prémio Clemson por contribuições para a literatura, da Sociedade Americana de Biomateriais, e ainda da Sociedade Internacional para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), que já presidiu. É doutor honoris causa pelas universidades de Granada (Espanha) e Politécnica de Bucareste (Roménia), além de membro de sociedades científicas ímpares, como a Academia Nacional de Engenharia (EUA). Foi editor-chefe do “Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine” (Wiley) de 2007 a 2021, de que atualmente é editor honorário. É ainda editor associado da nova revista “PNAS Nexus” (Proceedings of the National Academy of Sciences – Nexus).

O I3Bs é uma referência mundial na sua área científica e a primeira unidade orgânica de investigação criada em universidades públicas portuguesas. Engloba o Grupo 3B’s e o 3B’s Inovação e Serviços, contando com 180 colaboradores altamente qualificados de inúmeros países. Sedia ainda o EXPERTISSUES, com filiais em 13 países, e é a base da TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães, o maior projeto do Roteiro Nacional de Infraestruturas Cientificas Estratégicas, cujo novo edifício se encontra em fase de conclusão. O I3Bs acumula diversas distinções e prossegue a sua missão na formação e no avanço científico-tecnológico em novos materiais, libertação controlada de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células estaminais.

EM FOCO

Populares