Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Rui e Luísa ilustram histórias de pessoas nas quelhas e vielas de Viana

Cultura

em

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Rui e Luísa Coelho venceram o prémio “Jovens com Talento” organizado pela Câmara de Viana, e agora ilustram algumas das ruas secundárias com histórias sobre por quem lá sempre passou e habitou. Este é o projeto Histórias Viandantes e estes são os irmãos Coelho – artistas que estão a dar vida às quelhas e vielas da princesa do Lima.

No total serão nove as histórias espalhadas pela cidade de Viana do Castelo, em várias ilustrações e diferentes locais, explica Rui Coelho a O MINHO. O objetivo é “criar um roteiro que leve vida a estes espaços mais escuros e estreitos, tornando evidente a riqueza que eles ainda guardam: os moradores”.

Todas as histórias falam de pessoas ou costumes da cidade, e algumas já podem ser vistas nas paredes que lhes dão voz.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Em declarações a O MINHO, Rui explica que a ideia é valorizar as ruas e pô-las a contar, através de ilustração, histórias de quem por elas passou, morou ou da cidade a que pertencem.

“Se ler uma história é como seguir um caminho – vamos do início para o final – então o que se pretende é transformar as ruas em histórias vivas, avançar por elas e aprender um pouco daquilo que guardam. Para isso foram escolhidas ruas secundárias: becos, quelhas, vielas e ruelas. Percursos que escapam da maioria dos roteiros do nosso dia-a-dia”, contextualizou.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

No final do projeto, será lançado um livro com as histórias/ilustrações reunidas e um mapa, disponibilizado gratuitamente, de forma a incentivar as pessoas a percorrerem estes lugares.

Rui Coelho é o escritor do projeto e Luísa quem o ilustra. O lançamento do livro está previsto para 2022.

Populares