Rúben Amorim é o novo treinador do SC Braga

Assume equipa em 8.º na I Liga
Foto: Divulgação / SC Braga (Arquivo)

Rúben Amorim é o novo treinador do SC Braga, tendo assinado contrato por dois anos e meio, revelou hoje à agência Lusa fonte oficial do clube minhoto, oitavo classificado da I Liga de futebol.

O técnico, que orientava a equipa B do SC Braga, substitui Ricardo Sá Pinto, afastado hoje do cargo de treinador dos ‘arsenalistas’, em conjunto com os adjuntos Rui Mota e Guilherme Gomes.

Rúben Amorim, de 34 anos, antigo jogador internacional português e que representou, entre outros clubes, Benfica e SC Braga, assume pela primeira vez o comando técnico de uma equipa da I Liga, tornando-se o 18.º treinador de António Salvador enquanto presidente dos bracarenses.

O líder ‘arsenalista’ dispensou Ricardo Sá Pinto menos de 24 horas depois da vitória, fora, do sobre o Paços de Ferreira, por 4-1, que carimbou a passagem à ‘final four’ da Taça da Liga, que vai disputar-se em Braga, de 22 a 25 de janeiro do próximo ano.

SC Braga despede Sá Pinto

Sá Pinto esteve menos de seis meses no cargo, depois de ter sido apresentado em 04 de julho, poucos dias após a saída de Abel Ferreira para os gregos do PAOK.

Rúben Amorim, que treinava a equipa B do SC Braga no Campeonato de Portugal, o equivalente ao terceiro escalão do futebol nacional, desde meados de setembro, tem ainda uma curta carreira como treinador.

O antigo médio internacional português, que jogou no SC Braga durante duas épocas (2011/12 e 2012/13), teve uma experiência breve no Casa Pia, em 2018/19.

Presidente da SAD do SC Braga desde fevereiro de 2003, António Salvador já trabalhou com quase duas dezenas de treinadores, o primeiro dos quais o espanhol Fernando Castro Santos que, contudo, foi rapidamente substituído por Jesualdo Ferreira, o mais recente treinador dos brasileiros do Santos, verdadeiramente, a primeira escolha do dirigente.

Depois vieram Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas (interino), Manuel Machado, Jorge Jesus, Domingos Paciência, Leonardo Jardim, José Peseiro, novamente Jesualdo Ferreira, Jorge Paixão, Sérgio Conceição, Paulo Fonseca, de novo José Peseiro, Jorge Simão, Abel Ferreira, Ricardo Sá Pinto e, agora, Rúben Amorim.

Com 14 jornadas cumpridas na I Liga, Ricardo Sá Pinto deixa a equipa no oitavo lugar, com 18 pontos, e apurada para os 16 avos de final da Liga Europa, com um percurso sem derrotas, em que bateu um recorde das equipas portugueses (vai em 13 jogos europeus consecutivos sem perder, 10 deles esta temporada).

Na Taça de Portugal, os minhotos foram eliminados nos oitavos de final pelo Benfica, no Estádio da Luz, com uma derrota por 2-1, e, na Taça da Liga, qualificaram-se para a ‘final four’, com FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães, que vai disputar-se no seu estádio, no final de janeiro de 2020.

O plantel do SC Braga vai regressar aos trabalhos, após a pausa natalícia, em 27 de dezembro, sexta-feira, já sob o comando de Rúben Amorim, que assinou um contrato por dois anos e meio.

 

Notícia atualizada às 16h17 com mais informação.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados