Seguir o O MINHO

Braga

RTP2 transmite documentário sobre o Bom Jesus de Braga

Do realizador bracarense Henrique Rocha

em

Foto: DR

Um documentário sobre o Bom Jesus de Braga vai ser transmitido em canal televisivo “aberto”, no próximo dia 12 de junho, a partir das 20:30, na RTP2.

De acordo com a programação daquele canal, o documentário é da autoria do realizador e produtor bracarense Henrique Rocha, que também realizou recentemente um documentário sobre o São João de Braga.

O espaço, considerado Património Mundial da Humanidade pela Unesco, desde 2019, é considerado o “mais completo e complexo sacro-monte do mundo”, pode ler-se na descrição daquela estação televisiva.

“A história do Bom Jesus remonta ao século XIV. Serviu de exemplo, para outros santuários em Portugal, Espanha e Brasil. Alguns dos seus pormenores têm uma qualidade mundial: o Escadório dos Cinco Sentidos (1722) e a “Casa de Fresco” (1752) do arquiteto André Soares”, destaca a mesma nota.

“A arquitetura de Carlos Amarante desenhou o templo, considerado por muitos um exemplo perfeito do neoclassicismo português. 573 degraus de Escadório marcam o caminho ao longo do sacro-monte. Descubra neste documentário, as origens, a beleza única desta estância sagrada”, conclui a publicação.

Populares