Alto Minho
Romaria da Agonia regulamenta aluguer de cadeiras nas ruas
Pela primeira vez.
A organização da Romaria da Agonia, em Viana do Castelo, decidiu, este ano pela primeira vez, regulamentar a exploração do aluguer de cadeiras na via pública, durante os principais números das festas “como forma de ordenar aquela prática”.
A vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, explicou que a necessidade de regular esta atividade surge da “grande procura”, que ocorre durante as festas da cidade, que este ano vão decorrer entre de 20 a 23 de agosto.
Além das bancadas que a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, instala nas principais artérias da cidade, nas restantes ruas, o aluguer de cadeiras era praticado desde a década de 60, por muitos particulares que encontravam neste negócio uma importante fonte de receita.
De acordo com a página oficial da Romaria da Agonia nas redes sociais a tradição nasceu após um grande naufrágio com pescadores de Viana.
“As viúvas decidiram pedir à organização da Romaria autorização para colocar cadeiras nas ruas, por onde passava o tradicional Cortejo, angariando algum dinheiro. Corriam os anos de 1962 e 1963, mas até hoje a venda dos lugares para ver o desfile acontece”, lê-se na página do ‘Facebook’.
Segundo Maria José Guerreiro, que é também presidente da VianaFestas, o regulamento “veio permitir que todas as pessoas tivessem, atempadamente, conhecimento de quais as regras para que depois ninguém pudesse dizer que não sabia ou que não teve conhecimento”, explicou a responsável que é também presidente da VianaFestas, entidade que organiza a romaria.
Maria José Guerreiro adiantou que a colocação de cadeiras, na via pública, para aluguer, “tem que ter uma autorização expressa da VianaFestas, mediante uma inscrição prévia”, a decorrer até final deste mês.
“Uma vez que a Câmara Municipal delega na VianaFestas a exploração do terrado também é uma forma de termos a noção de que, esse terrado está, de facto, a ser utilizado da melhor forma, e de uma forma organizada”, frisou.
De acordo com o regulamento “só serão aceites inscrições para exploração da via pública de associações culturais, sociais e desportivas”.
Para Maria José Guerreiro o resultado da exploração das cadeiras de aluguer poderá representar uma “renda suplementar” para as associações do concelho ” que vivem momentos difíceis”
“Aquelas situações que se verificavam de particulares que levavam 20 ou 30 cadeiras e alugavam, não pode ser dessa forma”, sublinhou.
O regulamento define ainda que “por cada quatro cadeiras”, as associações que ficarem com a exploração do seu aluguer, “deverão fazer um donativo de cinco euros à VianaFestas”.
Os locais disponibilizados são a Rua Nova de Santana, Rua de Aveiro, Alameda João Alves Cerqueira e Marina, sendo que “não será permitido alugar cadeiras a preço inferior ao praticado pela VianaFestas”.
-
BragaHá 1 dia
Quarto a arrendar por 500 euros em Braga ‘incendeia’ redes sociais
-
RegiãoHá 2 dias
Depressão Mathis. Vem aí chuva e ondas até 5 metros
-
Aqui PertoHá 1 dia
Está quase pronto o elevador gigante de Vigo que sobrevoa a autoestrada
-
Alto MinhoHá 2 dias
Politécnico de Viana de luto pela morte de estudante em despiste de ‘pick up’ na Serra d’Arga