Seguir o O MINHO

Região

Romaria a S. Bento da Porta Aberta homenageia Cónego Fernando Monteiro

D. Jorge Ortiga preside às cerimónias marcadas para hoje

em

Foto: DR

A segunda romaria do ano a São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, vai homenagear o Cónego Fernando Monteiro presidente da Irmandade desde 2008, falecido em Janeiro de 2019.

Do programa destacam-se a entrada da Banda Musical da Carvalheira com a recepção pela Irmandade no Santuário de S. Bento da Porta Aberta pelas 10:00, tocando a marcha de rua designada “Homenagem a S. Bento da Porta Aberta”, seguida da inauguração de um busto em honra do saudoso homenageado na descida da Cripta.

Após a homenagem, segue-se a Solene Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga. A missa será solenizada pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, havendo no final uma Procissão em honra de S. Bento da Porta Aberta.

Entre as 14:30 e as 15:00 será descerrada uma lápide em honra do Cónego Fernando Monteiro, que vai passar a chamar-se “Auditório Cónego Fernando Monteiro”, com a intervenção musical do Coro do Sameiro em que estreará um hino em honra do homenageado. Esta sessão será presidida pelo Arcebispo de Braga. Para esta sessão foram convidadas várias entidades com quem o saudoso homenageado trabalhou.

Durante o dia até às 18:00, a Banda Musical da Carvalheira presenteará os romeiros com variadas exibições musicais no coreto Santuário.

Anúncio

Barcelos

Mulher em estado grave após despiste em Barcelos

Mistura de chuva e barro alegadamente na origem do despiste

em

Foto cedida a O MINHO por Miguel Gonçalves

Uma mulher, com cerca de 70 anos, ficou com ferimentos considerados graves na sequência de uma colisão lateral ao final da manhã deste sábado, na Estrada Nacional 205, em Ucha, Barcelos.

Foto cedida a O MINHO por Miguel Gonçalves

De acordo com testemunhas no local, uma das viaturas envolvidas seguia no sentido Prado-Barcelos quando terá entrado em despiste, alegadamente devido ao estado escorregadio do piso [mistura de chuva e barro], indo embater lateralmente contra um carro que seguia no sentido contrário.

Foto cedida a O MINHO por Vítor Vasconcelos

Ao que O MINHO apurou, a vítima em estado grave seguia na outra viatura, no lugar do pendura, tendo ficado encarcerada. O condutor dessa mesma viatura, marido da vítima que ficou em estado grave, sofreu ferimentos considerados ligeiros. Ambos têm idades perto dos 70 anos.

Ao local deslocaram-se os Bombeiros de Barcelos com viatura de desencarceramento, VMER de Barcelos e INEM de Barcelos.

A GNR registou a ocorrência cujo alerta foi dado pelas 12:42 deste sábado.

Pelas 13:46, o trânsito encontra-se condicionado naquela estrada em ambos os sentidos.

Continuar a ler

Braga

Idosa desaparecida no monte em Braga encontrada com vida

Encontrada em Esporões

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A mulher de 83 anos que estava desaparecida desde a passada quinta-feira, em Morreira, Braga, foi esta manhã encontrada com vida, disse a O MINHO fonte dos Bombeiros Voluntários de Braga.

A idosa, que se tinha desorientado enquanto percorria um caminho florestal, naquela região junto aos sacromontes de Braga, acabou por ser encontrada pelos Bombeiros, tendo já sido encaminhada para o Hospital de Braga.

A mesma fonte indicou que a idosa “está livre de perigo”.

Continuar a ler

Guimarães

Colisão em Guimarães faz três feridos

EN 105

em

Foto: Ana Mendes

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão rodoviária, ao início da manhã deste sábado, em Conde, Guimarães.

O sinistro deu-se na Estrada Nacional 105, pouco depois das 8:00 horas desta manhã.

Ao local acorreram os Bombeiros de Vizela com três ambulâncias.

As vítimas sofreram ferimentos ligeiros e foram transportadas para o Hospital de Guimarães.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares