O futebolista Roger Fernandes, do SC Braga, foi eleito pelo CIES Football Observatory como o jogador, com menos de 20 anos, mais promissor a atuar fora das cinco principais ligas de futebol.
Com 19 anos, o extremo do ‘arsenalistas’ destaca-se à frente de outros futebolistas da I Liga portuguesa de futebol, como Geovany Quenda (Sporting), Rodrigo Mora e Victor Froholdt (FC Porto).
A lista, incluindo os campeonatos de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França (cinco principais ligas, também designadas por ‘big 5’), é liderada pelo inevitável Lamine Yamal, do FC Barcelona (Espanha).

No seu site, o SC Braga regozija-se com a distinção: “Este reconhecimento internacional sublinha não só o seu desempenho individual, mas também o trabalho de excelência desenvolvido pelo SC Braga na formação e valorização de jovens jogadores”, pode ler-se.
Roger Fernandes, de 19 anos, chegou a Braga em 2020. Tinha apenas 13 anos e, conta um artigo do site MaisFutebol (publicado em 2021), chegou “acompanhado pelo tio e uma Bíblia debaixo do braço”. Nasceu a 21 de novembro de 2005, em Bafatá, a 140 quilómetros da capital, Bissau.
Desde 2020, Roger cresceu na Cidade Desportiva dos Gverreiros do Minho, até ser lançado na equipa principal, com 15 anos, pelo técnico Carlos Carvalhal.