Seguir o O MINHO

Braga

Rodas de concertina e bailaricos no centro de Braga geram indignação

Na Avenida Central

em

Foto: Redes sociais

As rodas de concertina, que geralmente acontecem de forma improvisada no meio da via pública, têm conquistado protagonismo em Braga ao longo do último ano, independentemente da evolução da pandemia de covid-19.

À semelhança do que acontece há vários anos em locais como Barcelos e Arcos de Valdevez, um grupo de pessoas inicia uma ‘roda’ onde há gente a tocar concertina e, por vezes, castanholas, enquanto o público vai dançando ao som dos ‘viras’ e das ‘chulas’ minhotas.

Foto: Redes sociais

Foto: Redes sociais

Em Braga, isso tem vindo a acontecer em plena Avenida Central, na zona pedonal mais movimentada da cidade. Apesar de ser algo popular, o facto de Braga estar atualmente na lista de concelhos de risco determinada pelo Governo, leva a que várias críticas subam de tom nas redes sociais.

Apesar de já acontecer há vários domingos, as imagens divulgadas hoje nas redes sociais têm provocado comentários inflamados contra aquilo a que apelidam de “irresponsabilidade” popular. Contudo, outros comentários parecem contrapor a posição dominante, afirmando que a pandemia “é uma fraude” ou que “já está tudo vacinado e por isso não tem mal”.

Entretanto, os bailaricos e as ‘rodas’ prosseguem aos domingos.

Populares