Seguir o O MINHO

Guimarães

RoboParty junta em Guimarães 500 jovens a construir robôs móveis

Esta semana

em

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam de quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de março, no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, a RoboParty, com 500 participantes de todo o país. A iniciativa tem entrada livre.

“Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada”, refere a UMinho, salientando que “já houve 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca, em setembro”.

A sessão de abertura decorre na quinta-feira, pelas 10:00, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, e do coordenador do evento, Fernando Ribeiro.

Participantes em 2018. Foto: DR

Os participantes da RoboParty têm entre 8 e 74 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15 aos18 anos, mas uma equipa da Universidade Sénior D. Sancho I (Almada) tem o elemento mais novo com 67 anos. No início do evento, as 113 equipas (cada uma tem quatro elementos) recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”.

Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 110 estudantes do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho. Na sexta-feira e no sábado, os participantes testam os seus robôs em três provas: obstáculos, corrida e dança, sendo este última no sábado, às 14:30, e que pela sua espetacularidade atrai muito público. No final, os participantes levam os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless. As novidades deste ano são as demonstrações de drones e de robôs móveis e autónomos, bem como as formações acreditadas para os professores acompanhantes, nas áreas de visão por computador, montagem de robôs e inteligência artificial. As anteriores edições totalizaram 5500 entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem tecnologias.

EM FOCO

Populares