RoboParty junta em Guimarães 500 jovens a construir robôs móveis

Esta semana
Roboparty junta em guimarães 500 jovens a construir robôs móveis

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam de quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de março, no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, a RoboParty, com 500 participantes de todo o país. A iniciativa tem entrada livre.

“Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada”, refere a UMinho, salientando que “já houve 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca, em setembro”.

A sessão de abertura decorre na quinta-feira, pelas 10:00, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, e do coordenador do evento, Fernando Ribeiro.

Roboparty junta em guimarães 500 jovens a construir robôs móveis
Participantes em 2018. Foto: DR

Os participantes da RoboParty têm entre 8 e 74 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15 aos18 anos, mas uma equipa da Universidade Sénior D. Sancho I (Almada) tem o elemento mais novo com 67 anos. No início do evento, as 113 equipas (cada uma tem quatro elementos) recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”.

Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 110 estudantes do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho. Na sexta-feira e no sábado, os participantes testam os seus robôs em três provas: obstáculos, corrida e dança, sendo este última no sábado, às 14:30, e que pela sua espetacularidade atrai muito público. No final, os participantes levam os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless. As novidades deste ano são as demonstrações de drones e de robôs móveis e autónomos, bem como as formações acreditadas para os professores acompanhantes, nas áreas de visão por computador, montagem de robôs e inteligência artificial. As anteriores edições totalizaram 5500 entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem tecnologias.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Grupo francês cria mais de 200 postos de trabalho em viana do castelo

Grupo francês cria mais de 200 postos de trabalho em Viana do Castelo

Próximo Artigo
Mulher morre em acidente com trator agrícola em ponte de lima

Mulher morre em acidente com trator agrícola em Ponte de Lima

Artigos Relacionados