Região
Risco muito elevado de exposição UV
em

Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Todas as regiões do país apresentam um risco muito elevado, com exceção do distrito de Faro e das ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores, que estão com níveis elevados.
A ilha do Porto Santo (arquipélago da Madeira) tem um risco moderado de exposição à radiação UV.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da manhã, aguaceiros, mais frequentes durante a tarde e nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser por vezes fortes e de granizo, e que serão pouco prováveis na região Sul.
Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas em especial nas regiões Norte e Centro e vento fraco, soprando moderado a forte de sueste no Algarve até final da manhã, e temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.
A previsão aponta ainda para neblina matinal em alguns locais, pequena descida de temperatura no litoral Norte e Centro e pequena subida da máxima no litoral oeste da região Sul.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Braga e Porto) e os 21 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 26 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 34 (em Santarém e Braga).
Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul e nas zonas montanhosas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas até final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 23 graus.
Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos (nas ilhas Flores, Corvo, grupo Ocidental, e Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira, no grupo central) e vento fraco tornando-se bonançoso.
Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 26 graus, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.

Leia Também
Recolha de resíduos subiu 9% em Barcelos, Esposende, Ponte de Lima, Viana e Arcos de Valdevez
Não são bem aulas, mas colégio em Braga vai continuar em “sessões online” com os alunos
12.279 pessoas já recuperaram da covid no concelho de Braga. Há 169 óbitos e 1.720 ativos
GNR ‘aperta’ em Braga
SC Braga pode conquistar hoje terceira Taça da Liga
Mulher em estado grave após acidente na cidade de Braga
Região
Recolha de resíduos subiu 9% em Barcelos, Esposende, Ponte de Lima, Viana e Arcos de Valdevez
Ambiente

A Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, registou no ano de 2020 um aumento na recolha seletiva de 9% face ao ano de 2019, anunciou a empresa.
“Este crescimento da recolha seletiva resulta de um conjunto significativo de investimentos realizados, cofinanciados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) em áreas como aquisição de novos veículos de recolha, ecopontos e ações de comunicação e sensibilização ambiental”, refere nota de imprensa.
A Resulima dispõe de uma rede de 1.975 ecopontos distribuídos pelos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, nos quais são depositados os resíduos valorizáveis.
“Por fluxo, a recolha seletiva registou um aumento de 6% no que se refere ao papel/cartão, 15% no que se refere ao plástico/metal e 8% no que se refere ao vidro”, sublinha a empresa.
“Mesmo num ano tão atípico como o 2020, pode-se afirmar que a reciclagem tem evoluído positivamente e que a mesma poderá continuar a evoluir com o contributo de todos os cidadãos, a quem agradecemos e incentivamos as boas práticas registadas”, finaliza.
Alto Minho
Escolas param, mas Valença assegura refeições gratuitas aos alunos que precisam
Confinamento

O Município de Valença vai continuar a assegurar as refeições escolares aos alunos oriundos das famílias com menores rendimentos do concelho, tal como ocorreu no primeiro confinamento, anunciou a autarquia.
A previsão é de cerca de 100 refeições por dia, que o Município espera entregar aos alunos do concelho abrangidos com escalões A e B.
Em comunicado, a autarquia da segunda cidade do Alto Minho explica que as refeições estão a ser elaboradas na cantina do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
“Uma parte das refeições são entregues diariamente, por todo o concelho, nos domicílios dos alunos, evitando deslocações diárias aos estabelecimentos de ensino. As demais são entregues, aos alunos, na sede do Agrupamento, em regime de take-away”, refere a nota de imprensa.
“Esta é mais uma resposta da autarquia para garantir a maior normalidade possível, aos constrangimentos desta nova realidade. A Câmara em articulação com o Agrupamento Muralhas do Minho tem abertas todas as linhas de apoio possíveis de modo a que sejam criadas as melhores condições possíveis para os alunos”, finaliza.

A plataforma digital de incentivo e promoção aos produtos locais mercadoagrolimiano.pt já regista a presença de 18 produtores limianos e recebeu dezenas de encomendas de vários pontos do país, com destaque para a zona Centro, Grande Porto e do concelho Ponte de Lima.
De acordo com os últimos registos disponibilizados pela autarquia, referente aos primeiros oito dias do evento, já foram expedidas centenas de produtos, com destaque para os enchidos e fumados, vinhos, sidra, chocolates, doces, compotas e cogumelos. Os frescos, as hortícolas, são distribuídos apenas na área do concelho de Ponte de Lima.
A iniciativa, numa parceria entre a Câmara de Ponte de Lima e a Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, tem como missão principal “promover a economia local e apoiar os produtores a reerguerem-se através do desenvolvimento de uma plataforma digital que permitirá criar soluções e assegurar a preponderância de compra e venda de produtos locais”.
Através de um formato totalmente digital – mercadoagrolimiano.pt -, este evento pretende “mostrar, divulgar e difundir o setor agroalimentar de Ponte de Lima”.
Reportagens da Semana


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos


Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia
Eleições presidenciais 2021
Populares
- RegiãoHá 1 dia
Hortense: Em poucos minutos, caíram árvores em Vila Verde, Braga, Guimarães e Esposende
- BarcelosHá 2 dias
Barcelos: Recém-reformado morre atropelado na passadeira em rua sem iluminação
- RegiãoHá 2 dias
Dono de supermercados em Barcelos e Famalicão oferece alimentos a quem mais precisa
- AveHá 2 dias
Mulher ferida após despiste em Famalicão