Desporto
Rio2016. Tamila Holub a quase 10 segundos do recorde nacional nos 800 livres
em

A nadador portuguesa Tamila Holub ficou, esta quinta-feira, a quase 10 segundos do recorde nacional, que lhe pertence, ao nadar as eliminatórias dos 800 metros livres dos Jogos Olímpicos Rio2016 em 8.45,36 minutos.
Holub, que fechou a participação lusa na natação pura, fez mais 9,15 segundos do que o registo que, a 28 de maio de 2016, em Coimbra, lhe valeu os mínimos para os Jogos e o recorde nacional absoluto (8.36,21 minutos).
Na natação pura, Alexis Santos selou a primeira meia-final desde Alexandre Yokochi, em Seul1988, e bateu um recorde nacional, enquanto Holub, Victoria Kaminskaya e Diogo Carvalho caíram nas eliminatórias, sem recordes pessoais.
Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Leia Também
Bracarense José Lopes bate recorde nacional dos 1.500 metros
Fafe: Diana Durães na final dos 800 metros dos Europeus com recorde nacional
Cinco finais e recordes pessoais são a meta lusa nos Europeus de piscina curta
Diana Durães tira três segundos ao recorde nacional dos 1.500 metros
Dois atletas do Braga entre os selecionados por Portugal para os Europeus de piscina curta
Esposende promove natação por entre 400 alunos do ensino básico
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Futebol
Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto
13.ª jornada da I Liga
em

O Famalicão vai procurar reforçar hoje o terceiro lugar na I Liga de futebol, na receção ao Tondela, 10.º classificado, em jogo da 13.ª jornada da prova.
A equipa minhota ocupa o terceiro lugar com 24 pontos, a sete do FC Porto, segundo, e com mais quatro do que o terceiro, o Sporting, e recebe um Tondela instalado a meio da tabela, com 15.
Um pouco mais abaixo, o Sporting Clube (SC) de Braga vai tentar somar a terceira vitória consecutiva para o campeonato e, deste modo, chegar ao quarto lugar da prova, ocupado pelo Sporting, que no domingo recebe o Moreirense.
A equipa ‘arsenalista’ ocupa presentemente o quinto lugar com 18 pontos, menos dois do que os ‘leões’, e desloca-se a casa do Desportivo das Aves, último classificado com apenas três pontos e que na jornada passada estreou Nuno Manta Santos no comando técnico, na derrota (3-2) em casa do Moreirense.
No outro encontro agendado para hoje, o Marítimo, que na jornada passada estreou o treinador José Gomes – derrota por 4-0 na Luz com o Benfica -, recebe o Santa Clara, numa partida em que os ‘verde rubros’ precisam de somar pontos para fugir aos lugares de baixo da tabela, ocupando neste momento o 16.º lugar com 11, frente a uma formação açoriana que conta mais dois pontos e é 13.º.
A ronda arrancou na sexta-feira com a goleada do campeão Benfica no terreno do Boavista, por 4-1, com golos de Carlos Vinicius, que ‘bisou’ e ultrapassou o companheiro de equipa Pizzi na lista de melhores marcadores do campeonato (10), Franco Cervi e Gabriel, enquanto Stojiljkovic assinou o tento ‘axadrezado’.
Os ‘encarnados’ somaram a 10.ª vitória na edição 2019/20 da I Liga – e Bruno Lage a 15.ª vitória em 15 jogos como visitante no campeonato, desde janeiro – e seguraram a liderança, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses SAD, no domingo.
Resultados e programa da 13.ª jornada:
– Sexta-feira, 06 dez:
Boavista – Benfica, 1-4.
– Sábado, 07 dez:
Marítimo – Santa Clara, 15:00
Famalicão – Tondela, 18:00
Desportivo das Aves – Sporting de Braga, 20:30
– Domingo, 08 dez:
Vitória de Guimarães – Portimonense, 15:00
Paços de Ferreira – Vitória de Setúbal, 15:00
Sporting – Moreirense, 17:30
Belenenses – FC Porto, 20:00
– Segunda-feira, 09 dez:
Rio Ave – Gil Vicente, 20:15
Futebol
Benfica segura liderança da I Liga com goleada no terreno do Boavista
À 13.ª jornada
em

O Benfica venceu hoje no terreno do Boavista, por 4-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado.
No Estádio do Bessa, no Porto, Carlos Vinicius deu vantagem aos ‘encarnados’, aos 34 minutos, o sérvio Stojiljkovic empatou para os ‘axadrezados’, aos 44, o argentino Franco Cervi voltou a adiantar os campeões nacionais, aos 52, a passe do avançado brasileiro, que chegaria aos 10 golos na competição, aos 62. O médio Gabriel fixou a goleada, aos 90+2.
Com este triunfo, o 10.º seguido, o Benfica segurou o primeiro lugar, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses, no domingo, enquanto o Boavista permanece no quinto posto, com os mesmos 18 pontos do Sporting de Braga, que visita o Desportivo das Aves, no sábado.
Desporto
Rui Bragança e Júlio Ferreira com ‘sonho olímpico’ adiado para abril
Objetivo para Moscovo não foi atingido
em

Rui Bragança (Guimarães) e Júlio Ferreira (Braga) não chegaram às respetivas finais do Grand Prix de Moscovo em taekwondo, adiando assim, o sonho do acesso às olimpíadas de Tóquio, em 2020.
O duo, liderado por Joaquim Peixoto, selecionador nacional, residente em Braga, conseguiu um 5.º e um 9.º lugar, longe das aspirações iniciais.
Rui Bragança e Júlio Ferreira, este fim de semana em Moscovo, em busca do ‘sonho olímpico’
Rui Bragança, no peso de 58 quilogramas, venceu no frente-a-frente com Mikhail Artamonov, em combate equilibrado, com o marcador a espelhar essa ideia no resultado final (5-4). Nos quartos-de-final, perdeu (2-15) com o iraniano Armin Seighalani.
O taekwondista, embora triste com o resultado, publicou nas redes sociais uma mensagem onde dá como terminada a época de 2019, apontando já nova ronda de assaltos para abril, em nova oportunidade de apuramento.
Júlio Ferreira, em 80 quilogramas, teve um embate duro e bastante renhido com o norueguês Richard Ordermann, terminando empatado (11-11). No desempate, a vitória sorriu ao taekwondista escandinavo.
Joaquim Peixoto explica que, em abril, há nova prova de qualificação europeia que “dará bilhetes para Tóquio aos finalistas de cada categoria olímpica”, depois de gorada a qualificação via ranking.
Head of Team Meeting of Moscow 2019 World Taekwondo Grand-Prix Final is taking place in Korston, Russia.
Moscow GP Final will be particularly significant as it represents the last opportunity to secure vital ranking points ahead of Tokyo 2020.#worldtaekwondo #WT #wt #taekwondo pic.twitter.com/yA5waMBwvb
— World Taekwondo (@WorldTaekwondo1) 4 de dezembro de 2019
O técnico mantém a confiança na ida da comitiva de taekwondo na missão portuguesa para Tóquio 2020.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Mais três feridos em rixa entre vizinhos em Guimarães
- Dream Music Fest traz Calum Scott, Gavin James e Carolina Deslandes a Braga
- Famalicão Extreme Gaming com mais de 2 mil visitantes no primeiro dia
- Braga recebe festival internacional de jogos de tabuleiro
- Nasce em Guimarães mais uma “brigada verde”
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 1 dia
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- BragaHá 2 dias
‘Retidos’ por populares após roubo por esticão e assaltos a carros, em Braga
- GuimarãesHá 2 dias
Ossadas humanas descobertas em Vila Real podem ser de camionista de Guimarães desaparecido
- AveHá 23 horas
Carro da GNR despista-se em Vieira do Minho